A segunda edição do Desafio Xeque-Mate de Xadrez quebrou recorde de participação e lotou o ginásio do Sesc Portão neste sábado (12/08). O evento reuniu 1.200 enxadristas, que competiram em 14 categorias divididas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, comerciários, comunidade e veteranos (acima de 50 anos).

É muito bom ver esse ginásio repleto de crianças e adolescentes, pois o xadrez ajuda a melhorar o desempenho escolar e a formação desses jovens ao trabalhar o desenvolvimento cognitivo e social ao mesmo tempo em que representa uma atividade de lazer, destacou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Cerca de 630 estudantes de 44 escolas municipais de Curitiba participaram da competição, que faz parte das estratégias da Prefeitura de Curitiba para difundir e divulgar a prática do xadrez na rede de ensino, modalidade oferecida desde o início da década de 1990 aos alunos das escolas municipais.

Eu gosto bastante de jogar xadrez porque ele exige que a gente a gente conheça as regras, tenha planejamento e bastante concentração. Aqui jogamos contra pessoas de outros colégios, então o desafio é ainda maior, disse Jhennifer Albino dos Santos, de oito anos.

Enzo de Sousa, de nove anos, estava empolgado com a possibilidade de participar pela segunda vez. Gostei de participar da primeira etapa, acho que aprendi bastante com os meus jogos e vendo as partidas dos outros. São jogos curtos, divertidos de jogar e enfrentar adversários diferentes é muito importante para melhorar no xadrez.

A competição aconteceu nos períodos da manhã e da tarde, sendo dividida em cinco rodadas. As partidas foram realizadas com as regras da Federação Internacional de Xadrez (Fide) do Xadrez Rápido, adaptadas para cumprir os objetivos formativos e educacionais.

Promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) com apoio da Federação Paranaense de Xadrez (Fexpar), o Desafio Xeque-Mate de Xadrez contará com mais uma etapa, que acontecerá no dia 18 de novembro, novamente no Sesc Portão.