Divulgação/Coritiba – Rafinha

O Coritiba começa nesta terça-feira (dia 29) uma sequência de três partidas em um período de sete dias. O primeiro duelo será contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, em jogo adiado da 24ª rodada da Série B. Na sexta-feira (dia 1º), vai a Ribeirão Preto enfrentar o Botafogo-SP, pela 32ª rodada. E volta para Curitiba para jogar com o Sport na segunda-feira (dia 4), pela 33ª rodada.

O técnico Jorginho não terá tempo para treinos completos, apenas trabalhos de recuperação física e rápidas correções táticas. Além disso, precisa lidar com um desfalque importante nesse primeiro duelo. Contra o Cuiabá, o Coritiba não vai contar com o volante Matheus Sales, suspenso por cartões amarelos.

O desfalque tem forte impacto nos planos do treinador. Ele é o único volante com capacidade defensiva que conseguiu se firmar no clube em 2019. Outros jogadores dessa posição com características mais defensivas são Vitor Carvalho, 22 anos, e Serginho, 33 anos.

Vitor Carvalho não foi relacionado para o último e para o próximo jogo. Está fora dos planos após falhas graves dentro de campo. Serginho é o provável substituto de Matheus Sales contra o Cuiabá. O veterano só atuou por 66 minutos no Coxa e demonstrou estar longe do condicionamento ideal.

ESCALAÇÃO
Jorginho não deu pistas sobre o provável time. Ele vem usando o esquema tático 4-2-3-1 como base, com Alano e Matheus Sales como volantes. A linha de três conta com Robson na esquerda, Thiago Lopes na direita e Rafinha centralizado. No entanto, já usou Rafinha pelos lados do campo e Alano como meia ofensivo.

O treinador também já usou o 4-3-1-2, com Rafinha como meia ofensivo, próximo dos dois atacantes. Nesse caso, a linha de três tinha um volante fixo pelo centro (Matheus Sales) e outros dois dando apoio aos laterais (Alano e Thiago Lopes).

HISTÓRIA
O jogo contra o Cuiabá foi adiado porque o gramado da Arena Pantanal estava sem condições em 24 de setembro. Com a recuperação do campo, a partida foi remarcada para 29 de outubro para 21h30 do horário local (22h30 de Brasília).

O Coritiba só jogou uma vez em Cuiabá em toda história. Foi contra o Dom Bosco, pelo Brasileiro de 1977. O time paranaense venceu por 3 a 2.

ADVERSÁRIO
O Cuiabá não vai contar com o meia Alê, suspenso. O técnico Marcelo Chamusca segue sem contar com o goleiro Victor Souza, o atacante Júnior Todinho, o ponta Rodolfo e o lateral-direito Jonas em recuperação.

O destaque da equipe é o lateral-esquerdo Paulinho, 35 anos, ex-Paraná Clube e Athletico Paranaense, segundo o ranking de desempenho do Sofascore. O jogador tem cinco assistências e um gol em 20 partidas. O artilheiro é Júnior Todinho, 25 anos, com seis gols em 19 partidas.

CUIABÁ x CORITIBA
Cuiabá: Matheus Nogueira; Toty, Ednei, Anderson Conceição e Paulinho; Marino, Moisés e Jean Patrick; Felipe Marques, Lucas Braga e Jefinho. Técnico: Marcelo Chamusca
Coritiba: Alex Muralha; Diogo Mateus, Romércio, Sabino e William Matheus; Serginho e Juan Alano; Thiago Lopes, Rafinha e Robson; Rodrigão. Técnico: Jorginho
Árbitro: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá, terça-feira às 22h30 (de Brasília)

OS CONVOCADOS
Para o jogo em Cuiabá
Goleiros: Alex Muralha e Rafael Martins
Zagueiros: Nathan Ribeiro, Rafael Lima, Romércio, Sabino
Laterais: Diogo Mateus, Felipe Mattioni, Patrick Brey e William Matheus
Volante: Serginho
Meias: Giovanni, Juan Alano, Matheus Bueno e Thiago Lopes
Pontas: Kelvin, Nathan, Rafinha, Robson e Welissol
Centroavantes: Igor Jesus e Rodrigão