Divulgação/Paraná Clube/Rui Santos – O zagueiro Salazar (à direita): colombiano tem 2

O Paraná Clube enfrenta o Figueirense nesta sexta-feira (dia 4) às 19h15, em Florianópolis, pela 8ª rodada da Série B. O time paranaense tem três baixas significativas para a partida, enquanto a equipe catarinense vive uma verdadeira ‘seca de gols’.

DESFALQUES
O técnico Allan Aal não conta com três peças importantes para a escalação. O meia Renan Bressan, 31 anos, sofreu uma leve lesão muscular e desfalca a equipe. A tendência é que seja substituído pelo meia Michel, 20 anos. Uma alternativa seria Guilherme Biteco. No entanto, a comissão técnica vai evitar o desgaste físico do jogador, que tem histórico de lesões.

O zagueiro Fabrício está suspenso por cartões amarelos e também não joga. Outro titular da zaga, Thales, foi negociado pelo Internacional com um clube da Turquia. Ele estava emprestado ao Paraná. Com isso, Allan Aal vai lançar os dois zagueiros substitutos, os colombianos Hurtado (24 anos, ex-PSTC) e Salazar (26 anos e 2,00 m de altura, ex-Rio Branco).

Nas pontas, a tendência é de retorno de Andrey e Gabriel Pires. Eles foram titulares nas primeiras rodadas e, na última partida, perderam o posto para Biteco e Marcelo. Na entrevista coletiva pós-jogo, o técnico explicou que a troca foi motivada pelo desgaste físico excessivo.

O Paraná luta pela liderança da Série B. Está em segundo lugar, com 14 pontos, atrás do líder Cuiabá apenas nos critérios de desempate. O time do Mato Grosso, porém, tem uma partida a menos. Já o Figueirense figura na 15ª colocação, com 5 pontos, um ponto acima da zona de rebaixamento.

SECA DE GOLS
O Figueirense só marcou um gol nos últimos seis jogos — o autor foi o ponta Keké, na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP. A má fase começou antes dessa seca de gols, em julho. Nas quartas de final do Catarinense, o time acabou eliminado pelo Juventus de Jaraguá, com uma goleada de 4 a 1. Depois da eliminação no Estadual, a equipe perdeu três vezes na Série B (para Operário, Cruzeiro e Náutico) e empatou duas (com Confiança e Vitória). A única vitória na competição foi sobre o Botafogo-SP. Nesse período, a equipe também acabou eliminada da Copa do Brasil, perdendo por 3 a 0 para o Fluminense.

A má fase provocou a demissão do técnico Marcio Coelho, na semana passada. O novo escolhido para o cargo foi Elano, que estreou no 0 a 0 com o Confiança e amargou uma derrota por 1 a 0 para o Náutico na última rodada.

O artilheiro do Figueirense em 2020 é o ponta Diego Gonçalves, 25 anos, com seis gols em 20 jogos. Ele defendeu o Paraná Clube em 2018, marcando quatro gols em 11 partidas

FIGUEIRENSE x PARANÁ
Figueirense: Vitor Caetano; Lucas Carvalho, Alemão, Pereira e Sanchez; Arouca e Elyeser; Keké, Marquinho e Diego Gonçalves; Pedro Lucas. Técnico: Elano
Paraná: Alisson; Paulo Henrique, Salazar, Hurtado e Jean Victor; Jhony Douglas e Higor Meritão; Gabriel Pires (Guilherme Biteco), Michel e Andrey (Marcelo); Bruno Gomes. Técnico: Allan Aal
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis, às 19h15