Divulgação/Athletico.com.br/Mauricio Mano – Carlos Eduardo

O Athletico Paranaense perdeu por 1 a 0 para o Bahia, nessa quarta-feira (dia 20) à noite, na Arena Fonte Nova, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 10º lugar, com 39 pontos, 12 pontos abaixo do G6 e 6 abaixo do G8. O Bahia subiu da 17ª para a 15ª posição, agora com 32 pontos, deixando a zona de rebaixamento. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

LIBERTADORES
Na disputa por vagas na Libertadores, o G6 pode virar G8. Isso porque Palmeiras e Grêmio ainda disputam a final da Copa do Brasil. Se o vencedor da competição ficar entre os seis primeiros, o G6 irá se tornar G7. E ainda tem a final da Libertadores, entre Palmeiras e Santos. Se o campeão da América do Sul também ficar entre os seis primeiros do Brasileirão, o G6 pode virar G8.

DESEMPENHO
Em relação ao desempenho, o Athletico foi organizado defensivamente e teve controle do jogo na maior parte do tempo. No entanto, errou demais nos lances individuais e se organizou com as substituições no segundo tempo. O Bahia ficou recuado, jogou pouco e esperou uma falha do adversário para definir o jogo. A falha veio ao natural, aos 18 do 2º, e o time nordestino faturou a vitória.

MAIOR JEJUM
O Bahia era o dono do maior jejum no momento do Brasileirão 2020, empatado com o Fortaleza. Os dois times nordestinos não venceram nas oito rodadas anteriores. O Bahia vinha de um empate e sete derrotas.

Já o Athletico perdeu sua invencibilidade: vinha de cinco rodadas sem perder – dois empates e três vitórias

DESFIGURADO
As baixas do Athletico eram Nikão, Abner, Márcio Azevedo, Erick, Lucho González e Léo Cittadini, todos em recuperação. Completa a lista Canesin, suspenso por cartões amarelos. Sem lateral-esquerdo, o técnico Paulo Autuori improvisou o lateral-direito Khellven. Outras novidades foram as entradas do volante Alvarado, do meia Jadson e do ponta Vitinho. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Jadson centralizado entre dois extremos (Carlos Eduardo na direita e Vitinho na esquerda).

JADSON
Jadson, 37 anos, foi titular pela primeira vez desde que retornou ao Athletico, em 2020. Desde então, tinha atuado apenas por 24 minutos, entrando no final de dois jogos. A última partida do veterano como titular havia ocorrido em 7 de setembro de 2019, pelo Corinthians.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve o Athletico avançado e tentando construir com passes curtos e triangulações. O Bahia ficou recuado e apostou nas bolas longas — o principal alvo era Nino Paraíba, nas costas de Khellven. O jogo ficou equilibrado com esse cenário. O time baiano levou algum perigo em jogadas de velocidade pelas pontas. E a equipe paranaense construiu três boas jogadas, tendo a oportunidade de finalizar dentro da área nas três — Jadson, Carlos Eduardo e Vitinho finalizaram mal os lances.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo recomeçou com o mesmo cenário de antes, com o Athletico avançado e trocando passes, mas criando pouco. O Bahia abriu o placar aos 18, em bola longa para o ponta Rossi, nas costas de Khellven. Ele cruzou na medida para Tiago marcar. A primeira substituição no Athletico veio aos 28, com a entrada do zagueiro Zé Ivaldo no lugar de Jonathan. Com isso, Khellven ficou na lateral-direita e Zé Ivaldo, na lateral-esquerda. Aos 32, entraram o meia Bruno Leite e o ponta Reinaldo. O Bahia melhorou na marcação e o Athletico se perdeu em campo. Aos 40, entraram os centroavantes Walter e Bissoli.

ESTATÍSTICAS
Ao fim do jogo, o Athletico somou 10 finalizações (1 certa), 61% de posse de bola, 89% de acerto nos passes e 4 escanteios. O Bahia obteve 11 finalizações (4 certas), 39% de posse de bola, 82% de acerto passes e 7 escanteios. Os números são do site Sofascore.

BAHIA 1×0 ATHLETICO
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Matheus Bahia; Gregore e Ramon; Fessin (Rossi), Índio Ramirez (Edson) e Thiago (Alesson); Gabriel Novaes (Rodriguinho). Técnico: Dado Cavalcanti
Athletico: Santos; Jonathan (Zé Ivaldo), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Khellven; Alvarado (Bruno Leite) e Christian; Carlos Eduardo (Walter), Jadson e Vitinho (Reinaldo); Renato Kayzer (Bissoli). Técnico: Paulo Autuori
Gol: Tgiago (18-2º)
Cartões amarelos: Ramon, Índio Ramirez (B).
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Local: Arena Fonte Nova

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
2 – Lançamento nas costas de Khellven. Nino Paraíba chuta cruzado. Santos defende.
7 – Juan Ramírez tenta invadir a área pelo meio. Aos trancos e barrancos, ele passa pela marcação e cruza. Carlos Eduardo tira para escanteio.
9 – Boa troca de passes do Athletico. Kayzer rola para Carlos Eduardo, na área. Ele chuta em cima do zagueiro.
16 – Christian chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.

Segundo tempo
6 – Jadson enfia. A zaga corte na área, antes que Kayzer finalize.
11 – Carlos Eduardo chuta do bico da área. A bola sai ao lado.
18 – Gol do Bahia. Lançamento nas costas de Khellven. Rossi dispara, passa por Thiago Heleno e cruza rasteiro. Thiago completa livre na pequena área.
26 – Falta frontal. Rodriguinho bate no alto. Santos manda para escanteio.
29 – Rodriguinho bate escanteio. Após dividida no meio da área, a bola sobra para Tiago, que chuta sobre o gol.