SMCS

Um desfile de moda conceitual com estampas inspiradas em artistas curitibanos e peças de artesãos locais marcou, nesta terça-feira (19/3), a abertura da quarta e maior loja da rede #CuritibaSuaLinda. Inaugurada pelo prefeito Rafael Greca e pela primeira-dama, Margarita Sansone, a nova unidade fica no Espaço Cultural David Carneiro, anexo ao centro de convenções do Hotel Pestana, entre as ruas Brigadeiro Franco e Comendador Araújo, no Centro.

A inauguração faz parte da scomemorações dos 326 anos de Curitiba. “Este espaço revive num outro momento, da criação e da inovação com essa magnifica loja #CuritibaSuaLinda. É um espelho para os que tecem, esculpem, lapidam e criam maravilhosas peças evocando os pinhões, a gralha azul, o desenho do João Turim, Langue de Morretes e que eternizam o grande nome dessa cidade”, disse o prefeito Rafael Greca.

Nos 50 metros quadrados dentro da fachada rosa de traços neocoloniais, turistas e curitibanos poderão comprar souvenires artesanais com motivos da capital. A unidade reúne cerca de 150 itens, entre vestuário, acessórios, bijuterias, decoração, utilidades domésticas, livros, papelaria e brinquedos.

Administrada pela Urbs (Urbanização de Curitiba) com a participação do Instituto Municipal de Turismo, a nova unidade é uma parceria da Prefeitura e do Grupo Pestana. “Será um chamariz para quem visita a cidade e ainda não conhece o nosso hotel e também apostamos em atrair o interesse dos próprios curitibanos. Seremos os precursores, pois não existe outra loja oficial de souvenires da cidade dentro de outro hotel”, ressaltou o gerente geral do Pestana Curitiba, Rodrigo Bassinelli.

Desfile

O desfile de inauguração foi organizado pela escola Centro Europeu especialmente para celebrar a #CuritibaSuaLinda. A coleção feita para o desfile teve estamparia inspirada na “Arborização de Curitiba” com ipês, araucárias e pinhões. A artista Denise Roman criou uma estampa para o desfile e que servirá de motivo para peças da loja.

“A Prefeitura resgatou de forma brilhante essa proposta que acontece no mundo todo, onde o turista pode levar um pedaço da identidade da cidade. É um orgulho participar desse trabalho”, destacou José Osti, presidente-executivo do Centro Europeu.

A coleção para o desfile foi criada e confeccionada por professores e alunos do curso de Design de Moda. Além das roupas com temas curitibanos, a modelos entraram na passarela com acessórios de joias criadas por artesãos da rede #CuritibaSuaLinda, como as echarpes de Pedrina Maria dos Santos e joias de Nanda Gagliastri e de Cristiane Arcega.

Rede

As lojas #CuritibaSuaLinda têm a missão de divulgar o destino Curitiba e também de gerar emprego e renda para os artesãos que comercializam seus produtos em espaços nobres da cidade. Atualmente, a rede conta com lojas no Mercado Municipal, no Palacete Wolf do São Francisco e na Torre Panorâmica das Mercês.

Como nas demais lojas #CuritibaSuaLinda, quem entrar na unidade do Espaço Cultural David Carneiro irá encontrar um ambiente contemporâneo, repleto de elementos curitibanos, como lambrequins e pinhões aplicados de forma lúdica.

O mix de materiais, como vidro e madeira, se espalha pelos expositores dos produtos (nichos de parede, corners, mesas e cristaleiras) e ajuda a criar um espaço moderno. O projeto luminotécnico, que valoriza os detalhes, e a cor ocre em vários nichos também contribuem para o conceito contemporâneo.

Por integrar o centro de convenções do Hotel Pestana, a loja #CuritibaSuaLinda do Espaço Cultural David Carneiro deverá ser uma atração a mais para quem se hospeda no estabelecimento, bem como para turistas e moradores que participam de eventos no local ou passam pela região. A unidade do Espaço Cultural David Carneiro funcionará, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Participaram do evento de inauguração a vereadora Julieta Reis; Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs; Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo; Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, e Carlos Sandrini, presidente do Centro Europeu.

Quarta loja da #CuritibaSuaLinda: Espaço Cultural David Carneiro, na Rua Brigadeiro Franco (em frente ao número 1.845), quase na esquina com a Comendador Araújo, no Centro.