Ernani Ogata

As margens da canaleta Winston Churchill ficaram tomadas pela população que foi assitir ao desfile das tropas militares, escolas públicas municipais e estaduais e grupos da sociedade civil neste domingo (2/9). O evento da Semana da Pátria na Regional Pinheirinho já é uma tradição de quase 20 anos.

“Este ano foram quase três horas de desfile para encher os olhos de quem veio à avenida”, comemorou o prefeito Rafael Greca. O momento mais bonito, segundo ele, foi a encenação do Grito do Ipiranga, por um soldado do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio, que repetiu o grito ´independência ou morte’ dado pelo Príncipe Regente há 196 anos.

Para Greca, as festas da Semana da Pátria e Independência do Brasil servem para renovar o amor do povo ao Brasil e para ensinar as crianças, que são o futuro da nação. Este ano, o Desfile Cívico – Militar Pinheirinho teve como tema: “Empreendedorismo Social: Transformando Vidas!”

Desfile: Além da já tradicional apresentação da Banda Lyra Curitibana, o desfile contou com a participação do Coral da Fundação Cultural de Curitiba do Pinheirinho e Bairro Novo.

O evento teve um pelotão especial destacando os projetos da Regional, com o desfile de entidades como a Associação Guadalupana de Educação, Grupo de Defesa Ambiental, Instituto de Ginástica Paranaense, e a equipe Curitiba Capivaras Futebol Americano. Também um pelotão com projetos do Distrito Sanitário de Saúde Pinheirinho e Grupos da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

Desfilaram os Centros Municipais de Educação Infantil Uberlândia; Vila Lindóia, Vila Leão, Jardim Paraná, Independência, Moradias Gramados, Vila Fanny, Eraldo Kuster, Xapinhal, Formosa, Parque Industrial, São Carlos, Pinheirinho, Vila Ipiranga e Olga Benário Prestes.

Além das Escolas Municipais Tomaz Edison de Andrade Vieira; Leonel Moro; Arapongas; Maria Clara Brandão Tesseroli; Professor Jurandyr Mockell; Madre Maria dos Anjos; Piratini; Professora Joana Raska; Erica Plewka Milynasczyk; Leonel Brizola; Professora Miracy Rodrigues de Araújo; Rio Negro; Parigot de Souza; Centro de Ecucação Municipal Francisco Frischmann; Centro de Educação Municipal do Expedicionário; Professora Maria Neide Betiatto; Érico Veríssimo; Mirazinha Braga e Otto Bracarense.

Desfilaram, ainda, escolas estaduais, 26 grupos de escoteiros, um pelotão da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), clubes do Opala e de Kombis. O evento foi encerrado com a participação dos grupos militares e seus veículos.

Serviços municipais: O primeiro ônibus expresso a circular pelas canaletas, em 1974, foi uma das atrações do evento. Assim como o Expresso Solidariedade, implantado em 2017 para servir de apoio a ações sociais de instituições que levam refeição à população em situação de rua em Curitiba.

Presenças: Participaram do evento o Comandante da 5ª Região Militar, o General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva; Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara; Coronel Eron Pacheco da Silva; Coronel Sanzio Ricardo Rocha Gusmão; a Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Audilene Dias Rocha;e o Comandante do 13º BPM, Tenente-coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção.

Estiveram presentes, ainda, o administrador da Regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron, o presidente da Cohab, José Lupion Neto; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak; o secretário municipal da Comunicação Social, Israel Reinstein; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o superintendente da Defesa Social, Carlos Celso da Santos Junior; o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia; o administrador da Regional CIC; e o vereador Geovane Fernandes. O idealizador do desfile, João Luiz Cordeiro também esteve no palanque.