Divulgação / Riotur

Uma das principais atrações do Carnaval no Rio de Janeiro, os desfiles das escolas de samba do Rio 2021 foram adiados devido à pandemia do coronavírus. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (24) pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

Em 2021, o Carnaval começa no dia 12 de fevereiro (uma sexta-feira) e vai até o dia 17 (quarta-feira de Cinzas. A Liesa não definiu uma data para os desfiles. Afirmou apenas que não acontecerão em fevereiro.

Segundo a Liesa, pesaram a insegurança, a instabilidade e a incerteza se haverá vacina até fevereiro. “Não temos como fazer em fevereiro. As escolas já não vão ter tempo nem condições financeiras e de organização de viabilizar até fevereiro”, afirmou o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, ao G1. “Nós estamos em permanente reunião aqui. Discutimos hoje não o cancelamento, mas uma possibilidade de um adiamento, uma solução alternativo, algo que venha num momento com segurança contribuir para a cidade do Rio de Janeiro”.

Segundo Castanheira, a ideia é poder fazer algum processo alternativo aos desfiles para não prejudicar também o Carnaval de 2022. Não se descarta fazer os desfiles em outra data, ainda em 2021.