Valdelino Pontes

O Dia das Crianças está chegando e quem não gosta de vê-las com um sorriso no rosto ao ganhar o esperado presente? Os brinquedos são parte fundamental do desenvolvimento delas. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher os produtos para os pequenos. Um brinquedo inadequado para a idade da criança pode colocá-los em risco.

Acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil, segundo a ONG Criança Segura. Todos os anos, cerca de 3,6 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 111 mil são hospitalizadas.

“Os responsáveis precisam estar sempre atentos para prevenir acidentes que podem acontecer durante o uso desses brinquedos, como cortes, arranhões e até mesmo sufocação ou estrangulamento, além do aparecimento de problemas emocionais e de comportamento”, alerta Dino Lameira, especialista PROTESTE.

Dia das Crianças: fique atento a esses detalhes

Diante desses dados, veja algumas orientações para comprar os produtos com segurança:

• Siga sempre as recomendações de segurança do fabricante

• Verifique se o brinquedo possui certificação

• Veja se o brinquedo é adequado para a idade da criança

• Assegure-se que todas as instruções sobre o uso estão claras

• Informe-se sobre a presença de produtos tóxicos ou inflamáveis na embalagem

• Certifique-se que o ambiente para a brincadeira seja seguro

Garantida a segurança do brinquedo é hora de escolher o presente da criança. E para cada fase da criança, existe um tipo de brinquedo recomendado. Veja alguns deles:

Até 9 meses

Essa é a fase que os bebês descobrem as cores, os sons e as formas. Os brinquedos devem ser leves, resistentes, antialérgicos, sem quinas ou pontas, e não podem soltar tinta.

9 a 18 meses

Quando o bebê consegue se sentar, está pronto para brincar com cubos, copos ou caixas que se encaixam uns dentro dos outros. Eles também já manipulam brinquedos ou argolas

empilháveis, além de livros com ilustrações de objetos familiares. Ao começar a engatinhar ou a caminhar, os brinquedos mais estimulantes e divertidos são os de empurrar e puxar, de montar e desmontar e bonecas e bichos de pelúcia.

18 a 36 meses

As habilidades já desenvolvidas e a curiosidade própria dessa fase devem ser aproveitadas com jogos com peças de montar, carrinho grande para puxar, subir nele ou levar seus brinquedos dentro dele. Também são boas opções os brinquedos para o ar livre, como bolas, infláveis, espelhos d’água ou caixas de areia com pás e cubos. Para imitar o mundo adulto: móveis em escala, aparelhos domésticos de brinquedo, fantasias e bonecas.

3 a 6 anos

É a época do “faz-de-conta”: bonecos, fantoches, livros de história, tudo que permita a dramatização do que as crianças vivem no dia a dia. Fantasias e equipamentos ajudam em seu mundo imaginário, como lojas em miniatura com dinheiro de brinquedo, caixa registradora e telefone, cidadezinhas, fortes, circos, fazendas, posto de gasolina, fantoches, bonecas e casas de boneca.

6 a 9 anos

Fase das brincadeiras em grupo, ao ar livre e que estimulem a competição, como bolas, cordas e pula-pula. Os jogos de tabuleiro, as bolinhas de gude e os brinquedos de armar colaboram no aprendizado das normas sociais. As bonecas caracterizadas em suas profissões e personagens são atrativos, como também experiências científicas, trabalhos manuais, trens elétricos, carros de corrida, jogos de construção. São apropriados ainda patins de roda e de gelo, bicicletas, pernas de pau, patinetes e outros artigos esportivos.

Acima de 12 anos

Os interesses dos jovens começam a se mesclar com os dos adultos, o que observamos nos jogos eletrônicos e videogames mais complexos que, em geral, são considerados para toda a família; jogos de tabuleiros e de aventuras, particularmente com tema de “negócios”. Colecionadores de bonecos, carros em escala, trens, miniaturas e animais de pelúcia começam, em geral, a ter esse interesse durante a adolescência.

Para mais informações entre no site da PROTESTE: http://www.proteste.org.br