O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5), terá uma série de ações voltadas à conservação da fauna e proteção animal em Curitiba. Às 9h45, no Zoológico do Alto Boqueirão, acontece a soltura do casal de onças-pintadas Apolo e Angélica em seu novo recinto, mais espaçoso, com duas piscinas e um balanço.
O evento segue com a soltura de aves provenientes de resgate pelo convênio entre a Prefeitura e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em local a ser definido, nas proximidades do Parque Iguaçu (complexo que envolve o Zoo de Curitiba e o Parque Náutico).

Na sequência, por volta das 11h20, o Parque Náutico do Iguaçu ganha a 16ª unidade do programa Jardins de Mel em Curitiba, com uma caixa de abelhas do tipo jataí.

À tarde, acontece o lançamento de uma campanha para adoção e guarda-responsável de animais. Serão apresentados também os resultados do trabalho da Rede de Proteção Animal da Prefeitura. Desde 2017, mais de 28,7 mil cães e gatos foram atendidos pelo Programa Municipal de Castração Gratuita – 5,5 mil passaram por avaliações clínicas gratuitas, por meio de parceria com a Universidade Federal do Paraná.

Às 15 horas acontece a solenidade do acionamento do sistema de energia solar fotovoltaica no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, no Centro Cívico.

Além do poder público, o setor privado também realiza ações de conscientização pelo Dia do Meio Ambiente. No Palladium Shopping o Palladium Curitiba, os clientes que passarem pelo shopping receberão informações sobre a causa ambiental, por meio de um quiz, além de entender os benefícios da mudança do canudo de plástico pelo de inox e ainda ganhar um canudo reciclável.