Divulgação – Queen.

Nesta quinta, 28 de junho, comemora-se o Dia do Orgulho LGBTI. E, mesmo em meio a uma onda conservadora que toma conta da sociedade, não custa relembrar que todo mundo, seja homo, hétero, bi ou de qualquer outra orientação, já parou, pelo menos uma vez na vida, para cantar/dançar/comemorar ao som dessas canções.

Então, sem preconceitos e julgamentos, aperte o play e recorde essas músicas que marcaram história. Porque todos nós merecemos um pouco de diversão, alegria e, também, reflexão.

Y.M.C.A. – Village People

Policial, motociclista, cowboy, etc etc etc…Todas as imagens de fetiches do mundo gay juntas em um único grupo. E isso não impediu que se tornasse um sucesso que marcou várias gerações. Sem sombra de dúvidas, a escolha mais clichê dessa lista. Mas vai dizer que vocês nunca dançaram essa música em formatura ou festa de casamento?

You Make Me Feel (Mighty Real) – Sylvester

Se hoje em dia artistas como Pabllo Vittar conseguem ultrapassar a barreira de gênero e emplacarem hits nas paradas, foi graças à marcante figura de Sylvester, que em 1978 enfrentou o preconceito e emplacou esse grande hit da disco music.

I Want To Break Free – Queen

Nos anos 70, quando o preconceito era maior do que hoje em dia, a maior banda da época mostrou todos os seus integrantes travestidos de mulher, cantando que desejavam se libertar. Hoje em dia, seria algo normal. Mas era 1978…

Relax – Frankie Goes To Hollywood

Tema do filme Dublê de Corpo (Body Double), de Brian de Palma, foi um grande hit dos anos 80. O clipe chegou a ser censurado por conta do seu alto teor provocativo.

Smalltown Boy – Bronski Beat

Clipe com um dos melhores roteiros da época, aborda a descoberta da própria sexualidade e a questão do bullying. Da série "músicas que você já ouviu, mas não sabe quem canta".

A Little Respect – Erasure

"Give a little respect to me". Erasure poderia nem ter emplacado outros hits, e já teria conquistado seu lugar entre as grandes canções contra a intolerância.

Freedom! '90 – George Michael

George Michael não tinha assumido sua homossexualidade em 1990, mas mal sabia que era detentor do maior libelo pela liberdade já realizado na música. Vocês querem um hit imortal? Taí!

Vogue – Madonna

Madonna, hollywoodiana como nunca, e com uma das danças mais famosas e imitadas da história pop mundial. Clássico!

Go West – Pet Shop Boys

O duo eletrônico mais gay da história, regravando uma canção do grupo mais gay da história. Tinha como dar errado? Não!

Born This Way – Lady Gaga

A melhor colaboração de Lady Gaga para o movimento LGBTI.

O Vira – Secos e Molhados

Ney Matogrosso e cia. afrontando a ditadura em 1973. Conquistaram as crianças, o país e o posto de uma das melhores bandas brasileiras.

Obrigado Não – Rita Lee

Uma das letras mais fortes de Rita Lee, em um clipe que seria massacrado hoje em dia. Motivo? Assistam…

Geni e o Zepelim – Chico Buarque

Pouca gente percebe de primeira, mas a tal Geni, protagonista da música de Chico, é um travesti.

O Tempo Não Pára – Cazuza 

Os versos cortantes da canção de Cazuza são um soco no estômago até hoje.

Meninos e Meninas – Legião Urbana

Quando Renato Russo jogou a toalha e deu voz às dúvidas de uma geração inteira.