Franklin de Freitas – Preços neste ano podem estar atrativos

O Dia dos Namorados deste ano vai pesar menos no bolso dos casais. Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), a inflação dos produtos relacionados à data é de 2,35% entre junho de 2018 a maio de 2019. Já a inflação oficial no mesmo período calculado pelo IPC-10/FGV para o mesmo período é de 5,06%.

Contribuiram para isso alguns serviços mais demandados pelos casais nesta data. Teatros (-14,92%) e Show Musical (-2,81%), registraram queda em seus preços. Da mesma forma o preço dos presentes teve queda de 1,22% na média. Dentre as opções de presentes que ficaram mais baratos estão calçados femininos (-1,02%), perfume (-0,99%), relógio (-0,73%), calçados masculinos (-0,26%) e aparelho de DVD e Blu-Ray (-0,23%).

Entre os itens que subiram estão bares e lanchonetes (4,01%), restaurantes (3,31%) e hotel/motel (3,04%), mas mesmo assim ficaram abaixo da inflação ge ral. Acima da inflação do período apenas o item cinto e bolsa (7,39%) e cinema (6,83%).

Apesar desta boa notícia, a crise ainda deve fazer com que os casais tenham cuidado na hora de presentear. “Os preços estão convidativos, mas a economia está fraca. Poucas oportunidades de emprego tendem a diminuir o consumo. Usar a criatividade e gastar com moderação é uma boa estratégia para celebrar o dia dos Namorados”, pontuou o economista André Braz.

“Evitar parcelamentos é uma boa estratégia para manter o orçamento no azul. Compras à vista de presentes que cabem no orçamento são indicados”, ponderou o economista.

Comércio estima vendas 1,9% a mais neste ano em relação a 2018
A expectativa do comércio para as vendas relacionadas ao Dia dos Namorados, comemorado no Brasil no dia 12 de junho, é de alta de 1,9%, na comparação com o ano passado. Segundo pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), este é o terceiro ano seguido de melhora nas vendas, após dois anos de recessão econômica em que a data apresentou perdas.

Em 2015, o comércio teve perda de 1,1% e em 2016 a redução nas vendas foi ainda maior, chegando a 4,9%. Em 2017 a recuperação do comércio no Dia dos Namorados foi de 2,5% e em 2018 subiu 1,5%. O principal segmento do comércio relacionado ao Dia dos Namorados é o de vestuário e acessórios, que tem expectativa de subir 3,1% na comparação com 2018, chegando ao valor de R$ 611 milhões, o que corresponde a 37,4% do total esperado.

Em segundo lugar ficam os hiper e supermercados, com expectativa de movimentar R$ 553,1 milhões, 1,8% a mais do que no ano passado. Em seguida estão os artigos de uso pessoal e doméstico, que esperam vender 2,2% a mais, com faturamento de R$ 243,4 milhões.

Bares, restaurantes e moteis também são muito procurados para a data.