SMCS

Nesta sexta-feira (28/6) é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros). Para marcar a data, uma bandeira com as cores do movimento LGBT foi exposta na fachada do prédio da Secretaria Municipal da Saúde. O edifício fica na Rua Francisco Torres, 830, Centro. 

Segundo o assessor de Políticas de Diversidade Sexual da Prefeitura, Allan Johan, “a autoestima e o orgulho de si são muito importantes para a felicidade, para a saúde mental e para o autocuidado. É uma mensagem muito importante”, ressalta. 

50 anos de Stonewall

O dia 28 de junho se tornou o Dia Internacional do Orgulho LGBT após uma invasão policial, em 1969, ao bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, quando uma multidão se rebelou contra a polícia que tentava prender homossexuais, travestis e transexuais frequentadores do local.

Um ano depois, as ruas da cidade recebiam a primeira Parada do Orgulho.

A manifestação de Stonewall é considerada o movimento mais importante realizado pelos direitos LGBT, que impulsionou o ativismo moderno da comunidade. 

Marcha da Diversidade

Neste domingo (30/6) a região central recebe a quarta edição da Marcha da Diversidade. A concentração começa às 11h, na Praça Santos Andrade. Por volta das 14h30, a marcha segue em direção à Praça Rui Barbosa, passando pela Rua João Negrão, Avenida Marechal Deodoro, Emiliano Perneta e Visconde de Nacar.

O percurso ficará bloqueado para veículos enquanto houver passagem do público e será liberado à medida que a marcha avance pelo trajeto.