Arquivo/BP – “Bares lotados em 2014: naquela Copa foi u2018feriadou2019 no Brasil”

O governo do Estado divulgou nesta semana horários especiais para o funcionalismo nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa da Rússia, que tem início amanhã. Quando a seleção tiver jogs pela manhã, o expediente começa às 14 horas. Nos jogos em horário da tarde, o expediente será encerrado às 13 horas. As horas não trabalhadas terão de ser compensadas até o dia 31 de outubro de 2018. Na semana passada, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também divulgou dispensa no turno de horário dos jogos da Seleção.
Mas, e os demais trabalhadores? Terão folga ou não? No comércio vai depender da negociação entre trabalhador e patrão. Segundo o Sindicato dos Lojistas de Curitiba e Região, o Sindilojas, a dispensa ou não nos horários de jogos da Seleção vai depender de negociação. O item não faz parte da covnenção de trabalho das categorias, por isso é um critério que vai depender de cada empresa com seus empregados.
Mas, tradicionalmente, acontece a dispensa nos horários das partidas. Lembrando apenas que, por não se tratar de feriado oficial, esse horário deve ser compensado até o final do ano. Os Sindicato das Escolas Particulares (Sinep) também divulgou material explicando que a dispensa de aulas depende de cada escola, que devem, contudo, obedecer mínimo de 200 dias letivos e 800 horas/aula por ano.
A primeira disputa do Brasil será no próximo domingo, dia 17, contra a Suíça. Os jogos seguintes da primeira fase serão contra a Costa Rica, no dia 22 (sexta-feira), às 9 horas, e contra a Sérvia, no dia 27 (quarta-feira), às 15 horas.