Setembro de 2013. Por mais experiência que o profissional tenha, lidar com novas pessoas, processos e ambientes sempre será um desafio a ser superado. 

Para auxiliar os jovens profissionais em seu primeiro dia de trabalho, a Universia Brasil, maior rede ibero-americana de colaboração universitária, oferece um guia especial de etiqueta que estabelece algumas regras para um bom relacionamento com os novos colegas e superiores.

Para evitar algumas gafes cometidas pelo nervosismo da ocasião, os novos colaboradores devem ter postura discreta, não dar palpite e falar quando for chamado. Mas também é necessário que se apresente para as pessoas, peça conselhos e seja proativo.

E na lista de práticas que não devem ser realizadas está: falar alto; se oferecer para almoçar com as demais pessoas; ter excesso de energia; tentar intimidade com outros funcionários; gaguejar; suar frio. Esses são pontos que desfavorecem a imagem de um novo colaborador, segundo a Universia.

O guia de boas práticas alerta também que o segredo é se comunicar de acordo com a preferência dos colegas e sempre que for contribuir nas discussões, esteja bem embasado, com bons argumentos e dê o tom de sugestão.