Apesar da trégua que o frio deu nesta semana, os dias frio devem voltar no começo de agosto, segundo as previsões. E, em dias frios, a moda essencial é se aquecer, tanto com a escolha de roupas mais quentes como com a ingestão de pratos mais apopriados para a estação. O fondue, queijos e vinhos viram parceiros imabatíveis para espantar o frio nesta época do ano
A palavra fondue tem origem francesa que vem da palavra fundido ou derretido. O prato surgiu de maneira rudimentar na Suíça em plena Segunda Guerra Mundial. Devido às batalhas e do inverno rigoroso, a população ficava impossibilitadas de buscar mantimentos nas cidades.

Os restos de queijo eram aproveitados, já que a grande parte dos produtores de leite da região, fabricavam queijos em grandes quantidades. E a assim acabou surgindo uma comida quente, saborosa e nutritiva para suportar o frio.

Apesar de ter surgido de forma rústica, a fondue se tornou uma comida refinada. Primeiro porque na década de 50, o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suisse, em Nova York começou a servir como um de seus pratos. E pra complementar, ele criou a fondue de chocolate, para servir como sobremesa.

E outro fato que acabou tornando a fondue uma comida mais sofisticada é devido ao preço elevado dos ingredientes, como o caso dos queijos gouda, queijo gorgonzola, emental e gruyére e queijo provolone.
Já a combinação do queijo com o vinho é um dos melhores encontros gastronômicos, sendo uma combinação harmônica e perfeita. Para quem não tem ideia de como fazer o fondue ou preparar uma noite de queijos e vinhos para reunir os amigos, especialistas em gastronomia elaboraram um guia prático para ajudar a organizar tanto o fondue quanto a noite de queijos e vinhos.


RECEITA

Como preparar

A sugestão é que sirva cerca de -250g de queijos por pessoa e por volta de 150g de acompanhamentos.

Já para o vinho, o ideal é no mínimo 1 garrafa para a cada 2 pessoas.

Além dos queijos sirva pães, patês, frios e algumas frutas. Para variar os sabores, complemente o cardápio com caldos

O ideal é servir no mínimo 6 tipos de queijo diferentes. Queijos fortes: Gorgonzola e Roquefort. Escolha também queijos de texturas duras, como o parmesão e o Gruyere. É importante também os queijos de sabor suave como o Gouda e o queijo Emmental. E os cremosos como o Brie e Camembert.

Harmonização

O queijo Brie vinhos tintos frutados como Touraine, ou vinhos mais encorpados como o Bordeaux.

Queijos azuis, como o queijo gorgonzola e o queijo Roquefort combina com vinhos doces. Tanto o vinho do Porto ou vinhos considerados de sobremesa.

Queijos maturados como o queijo muçarela e o queijo provolone combinam com vinhos de corpo leve ou médio são os mais indicados para a harmonização.

Queijos adocicados como o cheddar e o Gouda, harmonizam muito bem com vinhos leves, ácidos e frutados que limpam o paladar e equilibram a doçura.

Fondue

A base é feita de queijos muçarela, prato, provolone, e gorgonzola, ou para quem não quer ter trabalho, atualmente é facilmente encontrado fondue de queijo pronto nos supermercados.

Para começar a preparar o fondue, é preciso de um caquelon (recipiente onde se serve o fondue). De preferência esmaltado, cerâmica ou alumínio revestido de teflon.

Na hora de servir, a mesa deve conter talheres de sobremesa, prato de sobremesa

O vinho branco e o tinto harmonizam muito bem com o fondue de queijo. Afinal a combinação do queijo com vinho é clássica quando se trata de gastronomia.

Receita de Fondue de Queijo:
200g de queijo gruyère
300g de queijo estepe ou emmental
1 dente de alho
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de amido de milho
1 cálice de conhaque ( 20 ml) ( opcional)
3/4 de um copo de vinho branco seco ( cerca de 180ml)

Modo de Preparo

Rale os queijos no ralador ou processador 

Dissolva o amido de milho no vinho branco e misture com o conhaque

Adicione a noz-moscada a este líquido 

Passe o alho nos lados e fundo da panela.

Coloque os queijos e o líquido que você preparou na panela e vá misturando, sempre em fogo baixo, até fundir totalmente o queijo 

Continue mexendo até que a massa ganhe uma consistência homogênea, logo após levantar a fervura.

Caso fique muito líquido, dissolva mais um pouco de amido de milho em um cálice de água e adicione a mistura.

Sirva preferencialmente com pão italiano, mas na falta desse você pode usar outro pão, desde tenha consistência firme para não se despedaçar quando você mergulhar no queijo.