Muitos profissionais estão insatisfeitos ou frutrados com sua vida profissional por não ter certeza de estar no lugar de trabalho mais adequado. A sensação aflige pessoas em todos os estágios da carreira e de todas as classes sociais e idades.

“Para contornar isso e, assim, encontrar o sucesso no mercado, é muito importante buscar o autoconhecimento e seus principais pontos fortes, para que eles possam te guiar nesta vitalícia jornada”, afirma o consultor de empresas e autor Eduardo Ferraz, que lança neste mês a segunda edição do livro Seja a Pessoa Certa no Lugar Certo, pela Editora Planeta Estratégia.

Dicas para aproveitar melhor sua personalidade no trabalho

1 Conheça seu perfil comportamental
Todos os serer humanos têm perfis comportamentais que parecem que vêm de berço. Alguns são mais tímidos, outros mais falantes, alguns preferem resolver problemas com criatividade e outros precisam de processos e uma certa organização para poder pensar. Isso não é ensinado em nenhuma escola: simplesmente faz parte de quem somos. “Para se posicionar no lugar mais adequado, é fundamental que você conheça seu perfil comportamental, que reflete na maneira como você interage com o mundo ao seu redor”, diz Eduardo Ferraz. Existem diversos testes que analisam seu perfil e o mais famoso deles é o DISC, criado em 1928 pelo PhD em psicologia William Marston, que traça a personalidade por meio de quatro grandes características: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Apesar de antiga, a teoria vem sido aprimorada nestes mais de 90 anos e continua válida, ressalta o autor.

2 Descubra o que te motiva
É absolutamente necessário ter um bom motivo para sair da cama todos os dias. Para Eduardo Ferraz, existem quatro principais fatores que que motivam os trabalhadores: dinheiro, segurança no emprego, constante aprendizado e o reconhecimento social. Antes de decidir por sua área e em qual empresa trabalhar, é preciso, então, conversar com quem já está inserido no mercado para entender quais destes são oferecidos. “Antes de aceitar uma proposta de emprego, é preciso pesquisar como a empresa funciona,” diz Eduardo. “Depois da última entrevista de seleção, você deve pedir para conversar com algumas pessoas da empresa. Procure descobrir há quanto tempo trabalham os funcionários mais antigos. Analise o perfil de quem tem dado certo, como são a cultura, os benefícios oferecidos, quem são os clientes, qual é o histórico da empresa e sua reputação no mercado”. Pode parecer não-ortodoxo, mas Eduardo avisa: “empresas sérias não se opõem à prática. Muitas até apoiam esse tipo de iniciativa.”

3 Identifique e use seus principais talentos
O escritor Geoff Colvin diz que “talentos são aptidões naturais para fazer alguma coisa melhor do que a maioria das pessoas e de maneira consistente”. Ou seja: é algo que fazemos bem-feito, sem esforço e com bons resultados. “Quando identificamos e aprimoramos nossos talentos, os resultados aparecem com maior rapidez, a carreira evolui e nos tornamos cada vez mais produtivos”, diz Eduardo. Existem, pelo menos, dez talentos aplicáveis em diversas carreiras ou profissões: artístico-corporal, esportivo, relacional, espacial, naturalista, linguístico, lógico-matemático, empreendedor, executor e o criativo-intuitivo. Em qualquer profissão, é necessário trabalhar com uma mistura de qualquer um deles, mas é claro que a maior aptidão em uma ou outra área será mais adequada para determinadas carreiras. É imperativo, então, saber em quais áreas você mais se destaca e entender que ninguém é bom em tudo: focar nos seus talentos será primordial para escolher a carreira que te trará mais sucesso e autorrealização.

4 Aprimore suas atitudes
Enquanto talentos e perfis comportamentais são qualidades quase imutáveis, nossas atitudes estão sempre sob nosso comando. São muitas os costumes positivos a serem comentados, como disposição, pontualidade, a determinação para aprender, a proatividade, a resiliência, o profissionalismo, a temperança e o altruísmo, entre diversas outras, e não devemos jamais subestimar nenhuma delas. Para Eduardo, o esforço para apresentar todas positivamente é o grande diferencial entre dois exemplários profissionais. “Boas atitudes funcionam também como um atenuante para alguns de nossos defeitos, pois as pessoas aceitam melhor nossas falhas quando percebem que temos atitudes positivas que se compensam”, diz o consultor.

5 Corrija seus pontos limitantes
Nosso foco deve, sim, estar em nossas fortalezas, mas é claro que todos temos também fraquezas e pontos de melhoria. Eles também devem ser analisados com carinho, ou até maquiados ao máximo. “Quando você atenua ou diminui seus pontos limitantes, seus pontos fortes aparecem com mais intensidade, já que na maioria das vezes as pessoas percebem mais facilmente os erros que os acertos”, diz Eduardo. “Por isso, não se acomode e neutralize o que estiver limitando sua carreira. Procure ficar atento às situações em que suas fraquezas costumam aparecer. Isso o ajudará a percebê-los enquanto ainda não causaram problemas graves e ficará mais fácil diminuir sua intensidade.” Aqui, uma grande dica é buscar ajuda quando necessário. Se seus pontos limitantes incluem a apatia ou instabilidade emocional, por exemplo, talvez seja o caso até de buscar um psicólogo. Em outros casos, como a procrastinação ou a dificuldade de organização, há muitas opções de cursos, até mesmo os online e gratuitos, que podem oferecer auxílio.