Quem está começando a carreira profissional agora precisa ficar atento a uma série de pequenos cuidados do cotidiano, segundo a consultoria Eureca!, especializada em conectar a energia jovem com o mundo do trabalho. Isso porque, são as atitudes simples que podem ou não determinarem os grandes impulsos de uma carreira. 

Os consultores da empresa, listaram algumas dicas certeiras que podem auxiliar os jovens a se prepararem para o começo da vida profissional, em relação aos novos estágios, experiências, entrevistas e primeiro currículo. A Eureca é responsável por processos seletivos de grandes empresas como Pepsico e Globo.com e, por issso, conhece a melhor forma dos jovens ingressarem em novas oportunidades

O primeiro passo começa ainda na vida estudantil. De acordo com os consultores é de grande importância se desenvolver com movimentos estudantis, estágios de férias, intercâmbios, trabalhos voluntários e ressignificar essas experiências. Isso porque o aprendizado é mais fácil quando as teorias são colocadas em prática.

Outro ponto de fundamental importância é a forma como o jovem age em relação a outras pessoas. A interação entre pessoas e o modo como cada um lida com as diferenças é fundamental para que um equipe seja vencedora.

É essencial para a carreira de qualquer jovem que ela possua os chamados de 4 p’s, que são: protagonismo, ou seja, fazer a diferença na empresa que você está trabalhando. Sempre trabalhar com paixão e com coisas que te encantam. Ter um propósito e dar sentido na ação que você irá se dedicar e performance, tentando sempre gerar novos resultados para a empresa, explica Augusto Junior, da Eureca.

O trabalho desenvolvido pela consultoria já impactou mais de 3 milhões de jovens.


Sete dicas para jovens profissionais

1 Buscar o máximo de experiências extracurriculares
É de grande importância se desenvolver com movimentos estudantis, estágios de férias, intercâmbios, trabalhos voluntários e ressignificar essas experiências para ser sempre proveitoso. Aprender coisas novas na prática é bem mais fácil do que pelo meio teórico.

2 Interação entre pessoas e saber lidar com as diferenças
É muito importante saber lidar com as diferenças. Pessoas, modo de trabalhar, ambiente, gerações e ideias sempre serão diferenciadas e deve haver respeito. Essa troca enriquece e traz muita experiência para quem é novo na área.

3 Experimente várias áreas do curso
Grande parte dos cursos atualmente possuem diversas áreas de atuação dentro dele. Deve-se explorar ao máximo para que o jovem saiba de todas as possibilidades e possa escolher a que melhor se encaixa.

4 Busca do equilíbrio
Sempre estar com a cabeça presente onde você estiver. Se está na faculdade, não fique pensando no trabalho, viva aquele momento. Se está no trabalho, não fique lembrando da prova da próxima semana. A falta de foco atrapalha muito, ou seja, esteja presente no ambiente e aprenda ao máximo.

5 Autoconhecimento
Saiba quem você é. O que te faz feliz ou triste, quais são seus projetos, os seus pontos fracos e pontos fortes, isso vai ajudar muito no seu desenvolvimento. E o mais importante, seja você mesmo sempre, evite mentir ou ser contraditório em suas ações e discursos.

6 Tome cuidado com as redes sociais
Tome cuidado para não ser contraditório com suas ações on e offline. Sempre deve haver coerência com o que você diz pessoalmente e o que você demonstra em suas redes sociais. Lembre-se sempre de usar as mídias sociais com moderação e equilíbrio.

7 Não fique preso ao seu curso
Cada vez mais existem novas possibilidades e a tendência é ter mais de uma carreira e um curso, podendo trabalhar em outras áreas.