Deixar a casa bem decorada nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais, quando requer um gasto extra no orçamento. Porém, com poucas mudanças e adaptações é possível deixar o ambiente mais confortável e bonito. A arquiteta Eliane Canhoto, coordenadora do Curso Técnico em Design de Interiores do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões), traz algumas opções para deixar a casa mais aconchegante e sem gastar muito.

A primeira dica da arquiteta é destacar uma parede de algum cômodo aplicando uma cor terrosa como tons de vermelho, de vinho ou de marrom. Essas tonalidades são consideradas cores quentes e deixam o local mais acolhedor. Mas é preciso ter cuidado em espaços pequenos, pois as cores escuras tendem a diminuir a percepção de tamanho do ambiente. Além disso, é necessário analisar toda a decoração antes de escolher a cor da tinta, aconselha. E completa: para aqueles que buscam a sensação de acolhimento, também é possível elaborar um ‘L’ para tornar o ambiente mais marcante. Já para os que buscam mais luminosidade é preciso cautela no tipo de composição.

Outra alternativa é a aplicação de papel de parede, que também pode trazer uma sensação de conforto. Segundo a coordenadora, no mercado existe uma grande diversidade de modelos e até papéis que imitam tecidos. Em um espaço mais clean o uso de papel de parede com textura de tecido é uma boa escolha. Mas se o morador prefere algo mais ousado, a opção pode estar em estampas listradas ou geométricas, sempre avaliando o tamanho do cômodo. A dica é selecionar papéis que tenham desenhos mais delicados e cores claras para os espaços reduzidos, recomenda Eliane.

Nas janelas a arquiteta indica cortinas com tecidos mais grossos como veludo, linho ou sarja. Porém, tudo vai depender da decoração do ambiente e da intensidade de luz natural que deve entrar no cômodo. No quarto, por exemplo, se a pessoa prefere um ambiente mais escuro esse tipo de material é muito bom. Já aqueles que gostam de claridade natural, tecidos mais leves com estampas coloridas são indicados.

Para os dias mais frios a aposta está nos tapetes, almofadas e mantas com texturas felpudas que vão deixar o ambiente com aspecto mais aconchegante e agradável. Nesse caso, não tem muito segredo. Os tapetes devem ficar nos locais de passagem e ao lado da cama para evitar o contato dos pés com o piso frio. No sofá a disposição de mantas e almofadas, além de deixar o local decorado, ajuda a manter o ambiente mais aquecido, explica.  

De acordo com a coordenadora, o tipo de iluminação também ajuda a deixar o espaço mais acolhedor. A luz com tonalidade amarelada deixa o local mais agradável e é indicada para salas e quartos. Também é possível dispor velas e luminárias de mesa ou de piso para criar cenários diferenciados, indica.