A presidente Dilma Rousseff (PT) prometeu agilizar a liberação de empréstimos negociados pelo Paraná junto a organismos nacionais e internacionais, afirmou nesta terça-feira (12) o governador Beto Richa (PSDB).

Conseguimos sensibilizar a presidente em atender as necessidades do Paraná, os projetos apresentados pelo governo, inclusive a liberação dos demais empréstimos requeridos pelo Estado, explicou o tucano. Saio daqui confiante, principalmente com a possibilidade de liberação dos recursos do programa Proinveste, para investimentos em infraestrutura, que somam R$ 817 milhões, disse Richa.

O tucano participou de uma audiência em Brasília e afirmou ter relatado a presidente que o Paraná é o único estado que até agora não conseguiu obter recursos do programa Proinveste. O programa foi lançado pelo governo federal para compensar as perdas de arrecadação sofridas pelos estados por conta das desonerações tributárias promovidas pela União como forma de combater os efeitos da crise econômica.

Disse a presidente que o Paraná é o único estado do Brasil que ainda não recebeu esses recursos. E ela determinou ao Arno Augustin, da Secretaria do Tesouro Nacional, que agilize essa liberação, explicou o governador.