Arquivo Bem Paraná/Geraldo Bubniak – Paulo André

O diretor geral do Athletico Paranaense, o ex-zagueiro Paulo André, afirmou que não fará grandes contratações para a temporada 2020. Em podcast divulgado no site oficial do clube, ele explicou que a prioridade será manter o atual elenco. “As maiores contratações que faremos serão as manutenções dos atletas que já estão no elenco”, disse. “Acho que o crescimento do Athletico sempre foi sustentável, demos o passo que a perna permitia. Continuaremos fazendo o mesmo. Este ano será um ano de manutenção do nível que atingimos e não de continuar a vertiginosa ascensão”, explicou.

“As pessoas tem nos cobrado muito por contratações, mas as maiores que faremos serão as manutenções de atletas que já ganharam com a camisa do clube. Se a gente mantiver Thiago Heleno, Léo Pereira, Bambu e Rony, esses sim são os grandes reforços que teremos”, comentou Paulo André.

Um motivo para não trazer grandes contratações, segundo Paulo André, é a questão salarial e a isonomia com os jogadores do atual elenco, campeões da Copa do Brasil de 2019. “Um atleta que colocamos fora do padrão financeiro, temos que fazer reajuste salarial pra todos, além de precisar manter o interesse daqueles que já foram campeões em permanecer aqui dentro. Nossa prioridade é manter nossos jogadores, tem agentes e outros clubes abordando insistentemente, mas queremos que eles fiquem”, argumentou.

Desde o início do ano, o Athletico contratou três reforços para o elenco principal: o meia Fernando Canesin, o meia/ponta Marquinhos Gabriel e o ponta Carlos Eduardo.

Com o fim da temporada 2019, o clube já viu a saída do lateral-direito Madson, do zagueiro Pedro Henrique, dos volantes Camacho e Bruno Guimarães, dos meias Bruno Nazário, Everton Felipe e Tomás Andrade, e dos centroavantes Marco Ruben e Thonny Anderson.

O clube ainda pode negociar o ponta Rony, que é disputado por Palmeiras e Corinthians. Além disso, os zagueiros Robson Bambu e Léo Pereira já entraram na mira de outras equipes.