Em entrevista à Globo News, nesta manhã de segunda-feira, 19 de outubro, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que a Coronavac é a vacina contra o coronavírus mais segura das que estão em desenvolvimento no mundo. Ele declarou ainda que a eficácia do imunizante deve ser comprovada até dezembro. A vacina é desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Butantan.

“Na realidade, neste momento, é a vacina que tem o perfil de segurança melhor entre todas as vacinas que estão sendo testadas”, afirmou Dimas Covas em entrevista à GloboNews. Nesta segunda (19), o governo de São Paulo informou que divulgará os resultados da segurança da vacina com base nos testes clínicos feitos em 9 mil voluntários no Brasil nesta tarde de segunda.

Os dados apresentados são semelhantes ao apresentado por estudos realizados na China, no qual 94,7% dos mais de 50 mil voluntários que participam de teste não apresentaram efeito adverso.

A vacina Coronavac ainda está em testes entre profissionais de saúde brasileiros. Até agora, nove mil voluntários já participaram da pesquisa, segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. A meta é envolver 13 mil pessoas na pesquisa.

Dimas Covas disse ainda que a vacina começa a ser produzida no Brasil este mês e até o final do ano o Instituto terá as 46 milhões de doses prontas.