Publicidade
Sofrimento

Disforia de gênero é tema de simpósio médico em Londrina

A disforia de gênero, quando o indivíduo apresenta sofrimento devido à identidade de gênero divergente do biológico (sexo ao nascimento), tem sido tema frequente na mídia, rodas de conversa e entre profissionais de instituições educacionais e de saúde. Não é à toa: segundo o Ministério da Saúde, em 2016, o SUS realizou 4.467 atendimentos ambulatoriais para o processo transexualizador, um aumento de 32% em relação ao ano anterior.

Com mais acesso à informação e maior abertura por parte da sociedade, o número de pacientes que têm buscado auxílio médico é cada vez mais significativo. Por esse motivo, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional Paraná (SBEM-PR) realiza, neste sábado, o Simpósio de Atualização em Endocrinologia com o tema A Conduta na Disforia de Gênero.

O evento, aberto a acadêmicos, residentes e médicos, abordará orientações gerais, tratamentos hormonais para homens e mulheres transexuais e um estudo de caso com evento adverso. Nosso objetivo é atender a uma grande demanda dos endocrinologistas, reunindo médicos com larga experiência no tema para ministrar as palestras, revela Dr. Emerson Marino, um dos organizadores do evento e diretor da SBEM-PR. O atendimento multidisciplinar desses pacientes é fundamental, assim como o profundo conhecimento sobre os efeitos colaterais do uso dos hormônios. Tudo isso será abordado no Simpósio, complementa.

Quem deseja iniciar esse tipo de tratamento deve procurar atendimento pela unidade básica, quando SUS, ou buscar orientação de um endocrinologista e um psicólogo, no sistema privado. No Paraná, o SUS oferece atendimento ambulatorial, porém ainda não disponibiliza cirurgias. Já os planos de saúde, cobrem consultas, mas não os procedimentos. O médico alerta: o importante é buscar apoio de profissionais de saúde e nunca se submeter à utilização de hormônios sem orientação médica.

 

Serviço

Simpósio de Atualização em Endocrinologia SBEM-PR 2018 – A Conduta na Disforia de Gênero

Quando: sábado, 3 de março

Local: Associação Médica de Londrina - Av. Harry Prochet, 1055 – Londrina/PR

Investimento: para sócios SBEM-PR, residentes e acadêmicos – gratuito; para não sócios – R$120,00

Informações e inscrições: [email protected]rg.br

Programação

9h – Boas vindas – Dr. Otton Luís R. Souza

9h10 – Orientação Sexual, identidade de gênero e disforia de gênero. O que o endocrinologista precisa saber, com Dr. Eduardo Médici

9h50 – Tratamento hormonal dos homens transexuais, com Dr. Emerson Cestari Marino

11h – Caso clínico interativo: Tratamento hormonal de mulheres transexuais, com Dra. Elaine Frade Costa

11h40 - Caso clínico: evento adverso ligado à disforia de gênero – critérios que determinam a indicação cirúrgica, com Dra. Elaine Frade Costa

12h10 – Discussão final com todos os palestrantes

Publicidade

DESTAQUES DOS EDITORES