Reprodução/You Tube

A candidata do Avante à prefeitura de Curitiba, Marisa Lobo, divulgou ontem vídeo no qual o ex-deputado federal e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, pede apoio à ela. O PTB integra oficialmente a coligação que apoia a reeleição atual prefeito Rafael Greca (DEM). No vídeo Jefferson – que foi condenado a mais de 10 anos de prisão em regime fechado no caso do mensalão – diz que a candidata do Avante “é a única candidata da cidade que é contra a vacina obrigatória e o fechamento do comércio, das igrejas, das escolas”.

Retomada
Nos últimos anos, Curitiba vem se consolidando como destino turístico e de negócios. Com média de 7 milhões de visitantes, é a cidade que mais recebe turistas no Paraná, chegando a 5,5 milhões, número que a consolida como o terceiro destino de turismo de negócios entre estrangeiros, atrás apenas de São Pauto e Rio de Janeiro. A continuidade do desenvolvimento do setor é encarado como essencial na retomada econômica de Curitiba no pós-pandemia da covid-19. “O turismo gera emprego e renda. Nossa cidade tem um grande potencial turístico e o setor é fundamental para nos reerguermos da crise causada pelo novo coronavírus”, disse Greca.

VLT
O candidato do PSL à prefeitura de Curitiba, deputado estadual Fernando Francischini, afirma que um dos principais projetos dele para a Capital paranaense é a implantação do que chama de “Linha Amarela”. Segundo Francischini, trata-se de um novo eixo de transporte onde hoje está situada a linha férrea, substituindo os trens de carga pelo Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). O projeto, semelhante ao que já existe no Rio de Janeiro, tem impacto na mobilidade, no meio ambiente e na segurança, afirma. “Vamos desafogar o trânsito desde Almirante Tamandaré até o Centro de Curitiba, com a retirada dos trens e a chegada do VLT, que é menos poluente, mais seguro e silencioso”, defendeu candidato.

Desemprego
O candidato à prefeitura de Curitiba Goura (PDT) afirma que a questão da geração de empregos é essencial em seu plano de governo. “Vamos trabalhar pela redução das desigualdades, pelo empreendedorismo inclusivo e pela expansão da economia aliada ao desenvolvimento social”, Segundo ele, levantamento divulgado no último dia 15 pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PR), no mês de abril, em Curitiba, os trabalhadores perderam 19 mil empregos formais. Para cada 2 pessoas contratadas na capital, 5 perderam o emprego com carteira assinada. Entre janeiro e agosto, calculando o número de admitidos e demitidos, o déficit ficou em cerca de 16 mil pessoas sem emprego formal.

Nos bairros
A candidata do PL à prefeitura de Curitiba, deputada federal Christiane Yared, também vem intensificando os eventos de rua e nos bairros em busca dos votos dos eleitores na reta final da campanha. Na manhã de ontem, ela participou de caminhada no Centenário e à noite se encontraria com eleitores no Uberaba. A agenda de terça-feira foi até às 22 horas, fechando o dia com moradores do Capão da Imbuia. Nos próximos dias estão programadas caminhadas pelos bairros Barreirinha, Bacacheri, Boa Vista e Centro.

Estrutura
O período de pandemia provou que a rede de saúde de Curitiba, SUS e privada, é fundamental para o atendimento da população, disse o candidato do Novo à prefeitura de Curitiba, João Guilherme, em encontro na Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado
do Paraná (Fehospar). De acordo com o candidato, a estrutura montada para combate à Covid deve ser mantida no pós-pandemia para a melhoria do atendimento à população. “Quero manter as parcerias com hospitais particulares para mutirões de especialidades e aumentar contratualização com rede de saúde, que tem condições de atender a demanda de exames. Curitiba tem uma estrutura boa de saúde e precisamos dar apoio à rede já instalada”, disse ele.