Daniel Castellano / SMCS – “Abertura do Natal de Curitiba

O Instituto Municipal de Turismo promoveu, nesta terça-feira (27), capacitações sobre turismo com atendentes da Central 156 da Prefeitura. Participaram do encontro, na sede do serviço municipal de teleatendimento, 80 funcionários. Em 2018, já foram realizados 53 treinamentos com 1,5 mil pessoas, entre servidores da Prefeitura, Guardas Municipais, agentes de viagem, guias de turismo, taxistas e profissionais de comunicação especializados.
A capacitação é ainda mais importante para ser colocada em prática nesta época do ano, já que o Natal de Curitiba é um dos principais atrativos da cidade ao longo do ano. “O Natal é um momento importante para o fomento do turismo local”, justificou a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, durante a participação de Curitiba na Abav Expo, realizada em setembro em São Paulo.
Tatiana conta que, no ano passado, 20% das pessoas que participaram da programação eram turistas. “E entre os turistas, 38% vieram para a cidade, principalmente, para assistir aos espetáculos do Natal”, conta.
A capacitação dos atendentes do 156 foi realizada pelo pesquisador artístico e cultural do instituto, Alexander Silva, que falou sobre fluxo turístico, atrativos turísticos da cidade, equipamentos e serviços, sites para busca de informação turística, calendário de eventos fixos, Natal de Curitiba e Linha Turismo. 
“São encontros importantes que ajudam os atendentes para que eles estejam sempre preparados, com o maior número de informação possível, para prestar um bom atendimento quando a demanda for sobre o turismo. Os atendimentos são feitos ao público final e, se estiverem preparados, eles serão mais rápidos e eficazes”, ressaltou Silva.