O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou que uma série de documentos vazados comprovam que autoridades da China se envolveram em uma grande e sistemática repressão contra muçulmanos e outras minorias no oeste da nação asiática. Pompeo disse nesta terça-feira que os documentos não deixam dúvidas quanto à escala da campanha oficial ocorrida na região de Xinjiang.

Segundo a autoridade americana, estima-se que 1 milhão de pessoas tenham sido forçadas a ir para campos de detenção. Pompeo afirmou que a China deveria liberar todos aqueles que foram retidos de modo arbitrário.

As declarações foram dadas após a liberação nesta semana de documentos secretos segundo os quais os campos não são para treinamento voluntário de trabalho, como diz Pequim. Os relatórios dizem que os campos são empregados para uma reeducação forçada ideológica e de comportamento. Também mostram como o governo chinês usa sistemas de monitoramento de alta tecnologia para perseguir e prender pessoas, além de prever quem provavelmente cometerá um crime. Fonte: Associated Press.