Reprodução EPTV – Odete da Silva

A mulher de 63 anos resgatada nesta terça-feiram,25, da residência onde foi vítima de cárcere privado em Vinhedo, interior de São Paulo, vai passar por vários exames médicos nesta quarta-feira, 26. O secretário de Assistência Social da cidade, Eduardo Galasso, disse que ela não fazia acompanhamento de saúde com médicos enquanto era mantida na condição análoga à escravidão

Desde o seu pedido de socorro à Polícia Civil, que apurava suspeita de estelionato envolvendo o nome dela, Iva da Silva de Souza foi acolhida no abrigo da Prefeitura. Ela cuidava de outra idosa, de 88 anos, há ao menos 20 anos na condição de restrição de liberdade. A filha da idosa mais velha e o marido estão presos por estelionato, tortura e cárcere privado.

Iva nasceu em Colorado, município do interior do Paraná, e a família resgistrou um Boletim de Ocorrência em 1996, registrando o desaparecimento dela. Ela saiu de casa para ajudar a mãe a sustentar à família. 

Reencontro com familiares

A Polícia Civil localizou familiares de Iva no Paraná e em Araraquara (SP), onde mora uma das irmãs de Iva. Odete da Silva Souza viajou 200 km para reencontrá-la no abrigo. “Ela já veio de braços abertos para me abraçar. Eu estava sentada em uma salinha e ela apareceu: ‘Odete?’ Eu disse: ‘Odete’. Agora a gente sabe que ela está bem. Agora eu já posso [dizer): ‘Mãe, a minha irmã está lá’. (…) Minha mãe já não tinha mais esperanças”, disse.

Na cidade de Jesuítas (PR), a mãe de Iva, Maria da Silva, soube nesta terça-feira que a filha está viva. Iva saiu de casa muito jovem para trabalhar no interior de São Paulo como empregada doméstica. “Eu estou muito emocionada. Estou feliz só de saber notícias dela”, disse a mãe.

Ainda esta semana, mais familiares são esperados para visitar dona Iva em Vinhedo, informou a Secretaria de Assistência Social.