Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná

Este domingo será marcado pela realização da primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cuja prova está marcada para acontecer a partir das 14 horas. E aos vestibulandos, uma boa dica é se preparar para o calor e manter a hidratação: em Curitiba, a previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é de temperatura máxima de 29˚C, com a ocorrência de chuvas a partir do final da tarde.

Segundo o meteorologista Paulo Ricardo Bardou Barbieri, o dia começa com tempo estável e Sol predominando em grande parte das regiões paranaenses. Na Capital, os termômetros marcavam por volta das 9 horas 23˚C e a previsão é de que a temperatura suba gradativamente, atingindo o pico entre 14 e 15 horas – justamente quando terá início a prova do vestibular.

A partir das 16 horas a temperatura começa a cair na cidade e também deve-se registrar as primeiras ocorrências de chuva em Curitiba. Na faixa litorânea do Paraná, por exemplo, já houve o registro de chuviscos isolados neste domingo. Além disso, há sobre o Rio Grande do Sul nuvens de tempestades associadas a uma frente fria que se desloca pelo oceano.

Isso tudo, associado ao forte calor, accaba por favorecer a intensificação das instabilidades, já que nestas condições o risco de temporais é elevado. Por hoje, porém, a previsão é que chuvas mais fortes sejam registradas apenas em municípios mais próximos de Santa Catarina.

Para Curitiba, a previsão é de precipitação acumulada de 9,2 milímetros para o dia de hoje, com probabilidade de chuva de 40%.