Henry Milleo

Curitiba recebe nesta tarde de domingo (30) a Marcha para a Diversidade. A concentração começou na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde o começo da tarde e com uma vasta programação com apresentação de vários artistas deve seguir até as 21 horas. A Marcha é organizada pela página Marcha pela Diversidade 2019 -CWB, no Facebook.

Organizada pelo Grupo Dignidade, Coletivo Cássia, Transgrupo Marcela Prado e UNA LGBT-PR, a Marcha tem o objetivo de comemorar a Rebelião Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, e que marca o inicio do movimento moderno pela libertação gay e pelos direitos humanos LGBT nos Estados Unidos.

A Rebelião de Stonewall foi uma série de manifestações violentas e espontâneas de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York que aconteceu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos.

De acordo com o texto de chamada da página na rede social “a cada 28 de Junho, comemoramos a Rebelião de Stonewall, acontecimento que lançou os princípios do ativismo LGBTI+ nos últimos 50 anos. Ideias como “orgulho”, “sair do armário”, e “paradas”, surgiram desse episódio emblemático”.

“São 50 anos de cor, liberdade, orgulho, alegria, mas também 50 anos de luta e resistência. O contraste entre a festa e a luta faz parte de nossa história e iremos celebrar ambos”, diz os detalhes do texto.