O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 continua no próximo domingo, com aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas para a resolução de 90 questões, 30 minutos a mais que no ano passado. Esta é uma das novidades da edição.
Os portões dos locais de provas estarão abertos entre 12 e 13 horas, e a aplicação da prova terá início às 13h30 e término às 18h30. Todos, onde quer que estejam, devem converter a hora local para o horário de Brasília, já adaptado ao horário de verão. Mesmo que o local de prova seja o mesmo do primeiro dia, é interessante que os candidatos se planejem com calma e saibam como será o deslocamento e quanto tempo vai durar, para que não ocorram atrasos.
No primeiro dia foram mais de 4,2 milhões de candidatos em todo o País dos cerca de 5,5 milhões de inscritos. No Paraná foram 60.760 de faltantes às provas dos 237.342 de inscritos.
Vale lembrar que as regras do segundo dia de avaliação são as mesas do primeiro dia, ou seja, todos os alunos devem levar, além do documento de identificação, uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Como a leitura ótica do cartão de respostas só identifica a cor preta, está vetado o uso de canetas de tinta azul ou vermelha, lápis e lapiseira. O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta. É aconselhável também portar o cartão de confirmação de inscrição.
A divulgação dos gabaritos se dará em 14 de novembro, sendo os resultados publicados em 17 de janeiro de 2019.