Divulgação / Fabio Wosniak / Site oficial do Athletico – Dorival Júnior: padão de jogo

Coube ao Athletico abrir o Campeonato Brasileiro de 2020, diante do Fortaleza, na capital Cearense. O time paranaense venceu por 2 a 0, com gols de Vitinho – foi o primeiro gol marcado na competição – e Leo Cittadini. Para o técnico Dorival Júnior, a postura agressiva da equipe foi fundamental para a vitória no último sábado (8).

“Nós tivemos agressividade de combate quando o Fortaleza tinha a posse de bola. Sem ela, nós tínhamos uma mobilidade constante e frequente” disse o treinador, ressaltando que a equipe repetiu o comportamento visto na quarta-feira (5), quando derrotou o Coritiba por 2 a 1 e garantiu o título paranaense. “Esse primeiro gol com quase três minutos de troca de passe mostra o que foi a partida, além da agressividade na hora do segundo gol”, afirmou Dorival.

Para o treinador, o melhor de tudo é que a equipe repetiu o padrão de atuação mesmo tendo sido bastante modificada entre os jogos de quarta-feira e sábado. Em Fortaleza, Dorival poupou vários jogadores que haviam atuado contra o Coritiba, como o goleiro Santos, o zagueiro Thiago Heleno e o meia Marquinhos Gabriel. “Foram sete jogadores que não atuaram na quarta-feira, mas a equipe manteve o mesmo padrão, com posse de bola e os mesmos conceitos da equipe principal”, disse ele. “Espero que mantenhamos a postura e melhoremos a cada momento”.

Na próxima quarta-feira (12), às 19h15, o Athletico recebe o Goiás, na Arena da Baixada. O time goiano estrearia ontem no Brasileirão, contra o São Paulo, mas dez jogadores testaram positivo para coronavírus horas antes da partida. Uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) adiou o jogo.