Geraldo Bubniak – “Pablo e Veiga: artilheiros da Era Tiago Nunes”

O atacante Pablo e o meia Raphael Veiga formam a nova dupla dinâmica do Atlético Paranaense. Desde que o técnico Tiago Nunes assumiu o comando da equipe principal, os dois ganharam novas funções dentro de campo e viraram os protagonistas do jogo ofensivo. Dos 27 gols da equipe como o novo treinador, 20 tiveram a participação direta de Pablo ou Veiga, seja com a finalização ou com a assistência. Ou seja, um dos integrantes da dupla está presente em 74% dos gols da Era Tiago Nunes.

No último domingo, contra o Fluminense, eles tiveram participação direta nos três gols. Veiga marcou o primeiro gol da equipe na partida e deu a assistência para o terceiro, finalizado pelo zagueiro Léo Pereira. O segundo gol foi de Pablo, após cruzamento de Jonathan.

GOLEADORES
Pablo é o artilheiro da Era Tiago Nunes. Ele fez sete gols nos 15 jogos que disputou nesse período. Com o técnico anterior, Fernando Diniz, o jogador teve média inferior, com cinco gols em 18 partidas. Na época, ele atuava como meia ofensivo centralizado, como extremo (meia pelo lado do campo) e como centroavante. Com Nunes, vem jogando apenas como centroavante.

Veiga não fez gols nas 17 partidas que disputou com Diniz. Com Nunes, já marcou quatro gols em 13 jogos. A explicação também é tática. Como o técnico anterior, Veiga foi usado como meia central no 3-4-3. Ou seja, com a bola, era responsável por armar o jogo pelo centro. Sem ela, defendia como um volante. Em algumas partidas, também foi escalado como ala. 

Com a chegada de Nunes, o Atlético adotou o 4-2-3-1 como base. Nesse esquema, Veiga é o meia ofensivo centralizado. Joga bem próximo ao centroavante Pablo, tem mais liberdade ofensiva e poucas obrigações defensivas.

ASSISTÊNCIAS
Nos 16 jogos de Tiago Nunes como técnico do time principal do Atlético, Veiga é o líder em assistências, com cinco passes para gols. Todos foram em jogadas de bola parada: quatro escanteios e uma falta. Pablo é o segundo, com quatro assistências, todas em jogadas com a bola rolando.

ARTILHEIROS DE TIAGO NUNES

Pablo

7

Raphael Veiga

4

Léo Pereira

2

Marcelo Cirino

2

Marcinho

2

Paulo André

1

Guilherme

1

Jonathan

1

Bergson

1

Bruno Guimarães

1

Nikão

1

Rony

1

Zé Ivaldo

1

Wellington

1

gol contra

1

 

ASSISTÊNCIAS NA ERA TIAGO NUNES

Raphael Veiga

5

Pablo

4

Nikão

4

Jonathan

3

Lucho González

2

Marcinho

2

Renan Lodi

2

Bruno Nazário

1

Léo Pereira

1

Guilherme

1

Santos

1