Marcello Casal Jr/ABr

Na próxima sexta-feira acontece um raro fenômeno: o eclipse total da Lua, que será também o mais longo deste século e vísível no Brasil. Porém, os brasileiros vão acompanhar o eclipse mas não na sua totalidade, já que sua fase total encoberta terá início às 16h30. "Para toda a parte Leste do Brasil a Lua já vai nascer durante a fase total do eclipse e para a parte Oeste do Brasil, o eclipse será visto somente como parcial", informa texto no site do Observatório Nacional.

"O início da fase total do eclipse será às 16h30 e o final será às 18h13, em hora legal de Brasília. Então, para ver a Lua ainda no eclipse total, é preciso que as pessoas busquem um local onde é possível ver o céu perto do horizonte a leste. A partir das 18h13 a Lua começa a sair da sombra mais escura (umbra) e isso marca o início do eclipse parcial, que vai até às 19h19. Nesse instante a Lua começa a entrar na sombra mais clara (penumbra) e isso marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29", continua o texto.

Além do eclipse, o observador poderá identificar outros astros no céu no mesmo dia. Vários planetas são visíveis a olho nu neste mês, como Marte, que se encontra na sua máxima brilhância. Vênus também fica visível a Oeste após o sol se pôr. Júpiter já pode ser vista no alto no céu quando o Sol se põe. Saturno apareece no início da noite a Leste.

Uma nova chance para os brasileiros acontece em 20 para 21 de janeiro de 2019, com um novo eclipse total da Lua.

 

Os horários de todas as fases do eclipse do dia 27, em hora legal de Brasília, são os seguintes:

Início do Eclipse Penumbral    14h 15min
Início do Eclipse Parcial    15h 24min
Início do Eclipse Total    16h 30min
Fim do Eclipse Total    18h 13min
Fim do Eclipse Parcial    19h 19min
Fim do Eclipse Penumbral    20h 29min