Divulgação – Alfredo Andersen em seu atelier.

No dia 17 de maio de 2018, às 19h, o Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu, recebe a exposição “Alfredo Andersen, Traços e Cores do Paraná” do Museu Alfredo Andersen (MAA).  Serão expostos retratos, cenas de gênero, paisagens e objetos pessoais do artista, que é considerado o “pai da pintura paranaense”. A exposição permanece até 2 de setembro de 2018.

 

A mostra conta a trajetória do artista norueguês que desenvolveu sua pintura na Europa, em Paranaguá e também em Curitiba. Na capital paranaense, ocupou sua casa como residência da família,  ateliê e escola de arte, onde atualmente é o Museu Alfredo Andersen, que abriga boa parte do acervo do artista. Foi o primeiro artista visual a atuar profissionalmente em ateliê de arte no Estado.

 

O artista foi professor de inúmeras personalidades como Estanislau Traple, Theodoro de Bona, Lange de Morretes, José Daros, Helena Wong, Domício Pedroso, entre outros.

 

Segundo a diretora do MAA, Débora Maria Russo, suas obras são classificadas em três estilos: retratos e autorretratos, cenas de gênero e paisagens. “Ele pintava retratos e autorretratos de caráter afetivo, como também os que eram encomendados. Já as paisagens feitas por ele eram campestres, urbanas e marinhas. Também pintou cenas de gênero e família com a sua imaginação e pinceladas despreocupadas”, comenta Débora.

 

Serviço

Exposição “Alfredo Andersen, Traços e Cores do Paraná”

Dia 17 de maio de 2018 às 19h

Período expositivo: até dia 2 de setembro de 2018

Ingressos: R$14 e R$7 (meia-entrada)

Informações: [email protected] | (45) 3520-5816

www.turismoitaipu.com.br/pt/atracoes/ecomuseu

 

Ecomuseu de Itaipu

Avenida Tancredo Neves, 6001 | Foz do Iguaçu/PR

Horário de visitação: terça a domingo, das 8h às 17h