Divulgação/Coritiba

As exibições do Coritiba podem não dar brilho nos olhos. Mas que o time tem sido eficiente, isso é inegável. E mais uma prova disso foi dada na última sexta-feira, quando a equipe comandada por Gustavo Morínigo foi até Campinas (SP) e conseguiu sua terceira vitória consecutiva na Série B diante do Guarani, triunfando por 2 a 0 com gols marcados por Luciano Castán e Léo Gamalho (um em cada tempo). Antes, o clube do Alto da Glória havia triunfado contra o Vila Nova (fora de casa) e o Vitória (em casa), ambos por 1 a 0.

Até pouco tempo pressionado pelo vexame histórico no Campeonato Paranaense (eliminado na primeira fase), pelo começo irregular na Segunda Divisão (com vitória contra Avaí, derrota contra o Botafogo e empate em casa diante do Londrina), o Coritiba agora ganha fôlego e conquista uma atmosfera mais leve, tranquila. Há três jogos sem sofrer gol, o time paranaense também conseguiu fazer mais gols no Brinco de Ouro do que em jogos anteriores. Foram oito finalizações (quatro no alvo) ao longo de toda partida, número parecido com o das outras vitórias, mas a organização do time com a posse de bola apresentou evolução, ainda que os dois tentos tenham saído em lances de cruzamento – primeiro numa assistência certeira de Robinho e mais tarde num passe de Val.

“Foi um jogo inteligente, bem jogado por todos. Acho que todo o time está trabalhando melhor a parte defensiva e, na parte ofensiva, estamos machucando os adversários nos momentos indicados. Temos de seguir trabalhando. Estamos contentes com todos, os que começaram e os que entraram depois. Temos de continuar assim”, disse o técnico Gustavo Morínigo em entrevista pós-jogo.

Um nome comentado pelo paraguaio, inclusive, foi o do experiente zagueiro Henrique. Coincidentemente ou não, desde que o defensor reestreou com a camisa alviverde o goleiro Wilson não foi mais vazado. “O Henrique, pela categoria que tem, é um jogador especial. Mas todo o time começou a trabalhar melhor. Não quero individualizar. Estamos trabalhando tranquilos e com segurança sobre cada um do plantel para que seja um time, uma equipe”, disse o treinador.

Por fim, o elenco coxa-branca também foi exaltado. Na partida contra o Guarani, por exemplo, Rafinha não esteve em campo e seu substituto, o Robinho, acabou assistindo o primeiro gol. Na segunda etapa, Gustavo Bochecha foi substituído por Val e o volante acabou dando o passe para o gol de Léo Gamalho. Uma situação que dá confiança para a comissão técnica manter o rodízio de atletas nos próximos jogos, contra o Confiança (na terça-feira) e o Remo (no sábado).

Temos uma maratona de jogos. Estamos trabalhando dia a dia com toda a equipe profissional, tratando de recuperar primeiro todos os jogadores e administrar o desgaste físico e mental. O bom é que temos um bom plantel, os cinco que entraram hoje entraram muito bem. Vamos trabalhando dia a dia para escolher sempre o melhor para cada jogo.”