Divulgação – Games: em alta como entretenimento

Os jogos eletrônicos fazem parte da vida da maioria dos brasileiros, realidade comprovada pela 6ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGS): 66,3% dos brasileiros fazem uso desses jogos. Seja no celular, videogames ou computadores, jovens e adultos têm buscado cada vez mais os games como forma de entretenimento. Assim como aumenta a procura e o consumo, cresce também o mercado de jogos eletrônicos nas cinco regiões do país, conforme o 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais. De 2013 a 2018, o número de estúdios de desenvolvimento de games passou de 142 para 375. No Paraná são 30 estúdios de criação de games (formalizados e não formalizados).
Com foco nesse cenário, o Governo do Paraná, por meio da Superintendência da Cultura, decidiu fomentar esse mercado, destinando uma categoria específica ao desenvolvimento de games no Edital de Produção e Desenvolvimento de Obras Audiovisuais, com inscrições abertas até 29 de julho de 2019. São R$ 10 milhões para a produção de curtas e longas-metragens, telefilmes, desenvolvimento de projetos, além dos jogos eletrônicos.

“Incluímos a tipologia de jogos eletrônicos de forma experimental, como um projeto piloto, e estamos confiantes em receber muitos projetos nessa categoria. Para esse primeiro edital que contempla os jogos, teremos dois projetos selecionados e um aporte no valor de R$ 250 mil. Era um desejo da própria Ancine em investir nessa tipologia”, comenta a coordenadora de Ação Cultural e Economia Criativa (CACEC) da Superintendência da Cultura, responsável pelo edital, Mariana Bernal.
A categoria de jogos eletrônicos tem por finalidade a produção de um jogo eletrônico para exploração comercial em consoles (videogames), computadores ou dispositivos móveis (celulares e tablets). Uma das exigências do edital é que o conteúdo audiovisual interativo deve ser inédito e, de preferência, abordar a temática paranaense, seja no argumento, enredo, trama, ideia preponderante ou contexto relacionado a diferentes aspectos da história, da cultura e da vida. O prazo de conclusão é de 24 meses a partir do recebimento dos recursos.
Inscrições — Podem concorrer pessoas jurídicas com fins lucrativos, classificadas na Ancine como agentes econômicos independentes, devidamente registradas no Estado do Paraná há pelo menos 12 meses, a contar do dia 10 de junho. Todo o processo de inscrição, habilitação, mérito e acompanhamento é feito de forma online pelo sistema SisProfice. O edital completo e as inscrições estão disponíveis no site www.cultura.pr.gov.br.
Realização — O edital é uma realização da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC), por meio da Superintendência da Cultura, em parceria com a Agência Nacional de Cinema (ANCINE).
O recurso é parte do orçamento da pasta com complementação da Ancine, por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) – Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (PRODAV).