Em 15 de março de 2009, o Estádio do Pacaembu vibrava com a vitória do Santos contra o lanterna Mogi Mirim, pelo Campeonato Paulista. Era a estreia de Neymar Jr., o eterno Menino da Vila, como titular do Peixe. Naquela partida, o país conheceu um jogador ousado, cheio de alegria e energia – que logo se tornaria uma das maiores revelações do futebol brasileiro e, em seguida, um dos craques mais bem-sucedidos do mundo.

Para contar a trajetória desse fenômeno do futebol, a Editora Universo dos Livros lança o livro Neymar – Conversa entre pai e filhoque traz informações exclusivas sobre a vida do ex-camisa 11 do Santos de dentro e fora dos gramados, primorosamente ilustrado por fotos. A publicação ainda apresenta revelações inéditas sobre a transferência do jogador para o Barcelona e seus planos para o futuro.

Em tom de confidência, pai e filho recontam os caminhos que levaram ao sucesso do jogador. Antes de ser um atleta de sucesso, Neymar Jr. passou por muitos altos e baixos com sua família. Em um dos momentos comoventes da publicação – seu pai revela que teve medo de tê-lo perdido após um trágico acidente de carro, quando ele tinha apenas quatro meses. Minha esposa e eu tínhamos quase certeza de que havíamos perdido nosso filho. Naquele desespero e com aquela dor insuportável na bacia, só consigo me lembrar de ter pedido ao Pai para que me levasse no lugar do Juninho.

A paixão de Neymar Jr. pelo futebol começou logo nos primeiros anos. Seu pai conta que ele mal sabia andar e já apreciava o esporte. Aos 11 anos, o aspirante a craque foi colocado no Alvinegro graças ao coordenador das categorias de base do clube, o ex-jogador Zito, e o seu técnico na Portuguesa Santista, Roberto Antônio dos Santos, o Betinho. Era o início de uma história de sucesso. Depois disso, Neymar Jr. não parou mais. Colecionou vários títulos, entre eles seis prêmios individuais na Copa das Confederações 2013 (melhor da competição, chuteira de bronze e quatro troféus de melhor do jogo).

Conversa entre pai e filho traz diversas informações sobre o jogador, como as dificuldades de uma infância pobre, a lapidação do talento nas categorias de base do Santos, as rédeas curtas do pai, os bastidores do mundo da bola, o segundo não para um clube europeu em 2010, as emoções dos títulos e premiações conquistados e, também, a relação com seu filho, Davi Lucca.