O governador Beto Richa confirmou ontem, durante convenção estadual do PSDB, em Curitiba, que os tucanos do Paraná vão apoiar a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) para a presidência em 2014. Vamos apoiá-lo porque Aécio (Neves) tem todas as condições de implantar neste país um governo ético, sintonizado com todos os brasileiros. Ele é o candidato com as melhores propostas, que darão opções de avanço para este país, que tem regredido constantemente nos últimos anos, disse.

Rossoni é eleito presidente
O deputado Valdir Rossoni foi eleito presidente do PSDB ontem, durante a convenção do partido realizada na sede da Sociedade Thalia, em Curitiba. O resultado revela a unidade do partido em uma demonstração de força para as eleições de 2014. Com a liderança do governador Beto Richa, o partido elegeu o novo diretório e a nova executiva que comandarão os tucanos paranaenses nos próximos dois anos. Teremos uma boa chapa de candidatos a deputados estaduais, deputados federais, e também na composição de alianças e coligações que fortaleçam o projeto do PSDB, disse Richa às duas mil pessoas presentes na convenção na Sociedade Thalia, em Curitiba.

Mesa
Além de Rossoni, a nova executiva é composta por Luiz Carlos Hauly (1º vice-presidente), Alfredo Kaefer (2º vice), Ademar Traiano (secretário-geral), Mauro Moraes (1º secretário), Fernando Ginghone (tesoureiro) e os vogais Deonilson Roldo, Juraci Barbosa Sobrinho, Michele Caputo, José Carlos Campos Hidalgo, Francisco Buhrer (líder da bancada) e os suplentes Luiz Nishimori, Marcello Richa e Rose Litro.

Alvaro Dias
As lideranças tucanas também fizeram questão de destacar que a vaga da candidatura ao Senado é do atual senador Alvaro Dias. É o mais combativo parlamentar no Congresso nacional. É a voz da oposição no Senado e a vaga (da candidatura em 2014) é dele. Tenho certeza que estaremos juntos em 2014, disse Richa. O senador ganhou duas páginas de destaque na revista de 32 páginas que o PSDB editou para a convenção. Nós reconhecemos sua liderança e, por dever moral, o senador será mais uma vez candidato à reeleição pelo PSDB do Paraná, disse Rossoni.

Reajuste dos servidores (I)
A Câmara de Curitiba analisa hoje, em reunião extraordinária conjunta das comissões permanentes, as propostas da prefeitura que beneficiam 12 mil servidores municipais. Após instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) da Casa, o projeto de lei precisa ser acatado pelos colegiados de Legislação, Justiça e Redação, de Economia, Finanças e Fiscalização e de Serviço Público, para então seguir para votação no plenário. O encontro ocorre na presidência, às 14h30.

Reajuste dos servidores (II)
O projeto de lei prevê a incorporação gradual, até 1º de novembro, da gratificação concedida por meio do Programa de Produtividade e Qualidade (PPQ). Segundo a mensagem do Executivo municipal, 12 mil servidores serão beneficiados. As carreiras não contempladas receberão abono em parcela única e prioridade nos estudos para o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração.

Reajuste dos servidores (III)
O projeto determina a elevação, em duas etapas, do piso salarial mínimo da prefeitura para R$ 1,1 mil. São previstos, ainda, incremento de R$ 293,62 a determinadas carreiras, concessão do auxílio refeição aos profissionais do magistério com jornadas integrais e alteração na base de cálculo para indenização de licenças prêmio não fruídas. As propostas haviam sido apresentadas junto ao reajuste linear de 6,77% aos servidores municipais. As mensagens foram desmembradas para terem a aprovação mais rápida e a correção poder entrar na folha de pagamento do mês de abril.

Meio ambiente
As comissões permanentes da Câmara Municipal de Curitiba analisam projetos de lei relacionados ao meio ambiente. Hoje, às 8 horas, o colegiado de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte discute proposição da vereadora Julieta Reis (DEM) que trata da proibição da incineração do lixo orgânico e inorgânico. Amanhã, após a sessão, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável analisa o projeto do Professor Galdino (PSDB) que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação do Telhado Verde em edificações da capital.

Nova América da Colina (I)
Nova América da Colina, cidade do Norte do Paraná, tem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) próximo de países de primeiro mundo, muito perto de 6. Mas até meados da década passada o quadro era diferente. O Ideb tinha índice de meros 1.2. A mudança veio de uma soma de fatores, entre elas a parceria com um grupo empresarial que atua na região, o Aguativa Golf Resort-PR, que investe no projeto de incentivo à educação no pequeno município e ajudou a capacitar melhor os professores.

Nova América da Colina (II)
No início do projeto, a média de docentes com ensino superior era de 70%; hoje, 99% deles são graduados e têm especialização. O sistema atende desde a educação infantil, ensino fundamental, séries iniciais até o EJA (Educação de Jovens e Adultos). A parceria tem mão dupla. Boa parte dos funcionários da empresa é de Nova América da Colina, que com melhor educação chega melhor qualificado para a empresa.

Em Alta
Os jovens do meio rural terão, a partir deste ano, 5% dos lotes da reforma agrária em todo o Brasil. Com isso, o governo espera assegurar, nos assentamentos com vinte lotes ou mais, a permanência (ou o retorno ao campo) de jovens trabalhadores rurais solteiros até 29 anos, residentes ou com origem no meio rural.

Em baixa
O governo Dilma reconhece que o projeto de lei que inibe a criação de partidos pode ser derrubado no Supremo Tribunal Federal (STF) caso venha a ser aprovado no Congresso. A discussão da proposta foi suspensa no meio da semana passada por uma decisão provisória do ministro do Supremo Gilmar Mendes.