Divulgação/Assessoria de imprensa

O mundo acompanha a corrida presidencial dos Estados Unidos e a acirrada disputa entre Donald Trump e Joe Biden à Casa Branca. Para discutir o cenário das eleições norte-americanas, a histórica relação entre democratas e republicanos e os contornos que a eleição dos EUA tomará no contexto da pandemia e no uso das redes sociais, o UNICURITIBA promove na quinta-feira (29/10), às 19h, o debate “Eleições Norte-Americanas: Cenários e Desafios”.

A iniciativa é do curso de Relações Internacionais da instituição, que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações educacionais particulares de ensino superior do país. O evento é gratuito e basta se inscrever em https://bit.ly/2Hrt7Mk. Os participantes receberão um e-mail com o link para acompanhar a transmissão.

“O mundo inteiro acompanha a corrida eleitoral, pois o resultado impactará a todos em virtude da importância dos Estados Unidos e, claro, trará implicações sobre as relações com o Brasil. O debate tem como objetivo compreender o cenário das eleições estadunidenses em seus aspectos históricos, como a evolução do pensamento de democratas e republicanos, as regras de funcionamento do processo eleitoral e as principais implicações de seu resultado”, explica a professora Patrícia Tendolini Oliveira, coordenadora do curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA.

Time de especialistas

Para falar sobre o tema, os convidados são o doutor em História, Andrew Patrick Traumann, professor de Relações Internacionais do UNICURITIBA e autor dos livros “Os Militares e os Aiatolás: Relações Brasil-Irã (1979-1985)” e “Os Colombianos”. Mestre em história e política, tem experiência na área com ênfase em Oriente Médio e América Latina, atuando principalmente em questões que envolvem relações internacionais, Colômbia, EUA, Irã e política externa do Brasil.

Também participa do evento a mestre em Ciência Política e doutoranda na área, Natali Laise Zamboni Hoff. Professora de Relações Internacionais no UNICURITIBA, é especialista em Relações Internacionais Contemporâneas e integrante do Núcleo de Estudos para a Paz (NEP) da Unila e do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da UFPR. Suas áreas de pesquisa e de interesse são segurança internacional, estudos da paz, teoria das relações internacionais, governamentalidade global e processos de construção da paz.

Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEAP-UFSM) e pesquisador membro do Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo (UFSC) e do Grupo de Pesquisa LabChina, o doutor em Economia política internacional Bruno Hendler, formado em Relações Internacionais pelo UNICURITIBA, é outra presença confirmada.

Hendler é coordenador do curso de graduação em relações internacionais da UFSM, professor da pós-graduação e tem pesquisas e publicações em política internacional, economia política internacional, economia política dos sistemas-mundo, relações China-Sudeste Asiático e China-América Latina.

O estudante de direito do UNICURITIBA, Matheus Carvalho, presidente do Diretório Central dos Estudantes, também participará da mesa de debates.

SERVIÇO

O quê: Debate “Eleições Norte-Americanas: Cenários e Desafios”

Quando: Amanhã (29,10), às 19h

Onde: online

Inscrições: https://bit.ly/2Hrt7Mk

Quanto: gratuito