É um elenco predominantemente masculino, e nisso Carcereiros – O Filme tem uma pegada à O Irlandês, de Martin Scorsese. Como personagem feminina importante tem só a filha de Adriano, interpretado por Rodrigo Lombardi.

Bianca Müller é quem faz o papel. Aparece pouco, e bem. Cercam Lombardi – Kaysar Dadour, na pele do terrorista que deflagra a reação dos demais presos, Milton Gonçalves, Jackson Antunes, Tony Tornado, Dan Stulbach, Rômulo Braga, Rainer Cadete, etc.

O próprio diretor alegra-se por contar com um elenco tão prestigioso. “São ótimos atores, todos grandes profissionais, e o que posso dizer é que é muito bom trabalhar nesse clima de profissionalismo e camaradagem. Todo mundo pega junto e procura servir aos personagens e à trama.”

Carcereiros – O Filme baseia-se no livro de Drauzio Varella que originou a série da Globo, com duas temporadas. Numa época em que se discute a criminalidade, Belmonte adverte: “As pessoas querem soluções fáceis, mas o sistema (carcerário) é medieval e não recupera ninguém. Sem a humanização do sistema, o problema vai continuar”.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.