Cesar Brustolin/SMCS

Neste ano, em menos de três meses, os curitibanos se protegeram mais contra a febre amarela que em todo ano anterior. Nos primeiros 78 dias de 2019, foram aplicadas 248.397 doses da vacina contra a doença, superando as 243.932 aplicações de 2018.

“É um fato a ser comemorado. O curitibano e as equipes de saúde se colocaram em alerta e buscaram a prevenção, ampliando a nossa cobertura vacinal”, diz a coordenadora da Divisão de Imunobiológicos da Secretaria Municipal da Saúde, Leia Regina da Silva.

A procura pela imunização se intensificou no final de janeiro, depois que foi confirmado o primeiro caso da doença no Paraná. Quem ainda não se vacinou, pode procurar uma das 110 unidades de Curitiba.

A vacina é aplicada em dose única e o público-alvo são pessoas a partir de 9 meses até 59 anos. A cobertura vacinal nessa população subiu de 21%, em julho de 2018, para 53%, neste ano.

A recomendação da vacinação pelo Ministério da Saúde para pessoas de 9 meses a 59 anos passou a ser válida em julho de 2018. Antes, a recomendação era apenas para curitibanos que fossem viajar para as áreas consideradas de risco no Brasil ou para países que exigem comprovação dessa imunização.

Indicação

A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses ou para quem tem o sistema imunológico enfraquecido, com histórico de reação alérgica grave a algum componente da vacina ou doença febril aguda.

Pessoas acima dos 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando bebês menores de 6 meses precisam de prescrição médica para tomar a vacina.

Para os idosos, a prescrição médica é feita após se avaliar o risco de a vacina descompensar outras doenças preexistentes.

Em Curitiba, para gestantes e mulheres que amamentam bebês menores de 6 meses, a orientação é vacinar apenas aquelas que frequentam ou moram em sítios ou áreas de matas, onde há o risco de contaminação. As mães que amamentam bebês maiores de seis meses podem se vacinar sem restrições.

Vacinação ao sábado

Com a alta procura em 2019 pela imunização contra a febre amarela, desde o início de fevereiro algumas unidades de saúde da cidade abrem aos sábados pela manhã para ofertar a vacina, como uma opção extra àquelas pessoas que não podem comparecer de segunda a sexta-feira.

Neste sábado (23/3), quatro unidades de saúde abrem as portas: Sambaqui (no bairro Ganchinho), Rio Bonito (Campo do Santana), Pompeia (Tatuquara) e Aurora (Novo Mundo). É necessário apresentar documento com foto e carteira vacinal.

Vacinação contra a febre amarela neste sábado (23/3)
7h30 às 12h – Unidade de Saúde Sambaqui (Rua Roberto Dala Barba, 44, Ganchinho)
8h às 13h – Unidade de Saúde Rio Bonito (Rua Fanny Bertoldi, 170, Campo do Santana)
8h às 13h – Unidade de Saúde Pompeia (Rua João Batista Bettega Junior, s/n, Tatuquara)
8h às 12h – Unidade de Saúde Aurora (Rua Teofilo Mansur, 500, Novo Mundo)