Geraldo Bubniak/Bem Paraná Arquivo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta laranja para a ocorrência de chuva para quase todo o Paraná nesta terça-feira (17). A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) em alguns pontos.

O aviso é para as áreas desde o Planalto Norte Catarinense, atingindo a Região Metropolitana de Curitiba, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense e Sul Paranaense.

Postagem do Simepar mostrava que o céu estava encoberto e com o registro de chuvas em quase todo o estado do Paraná. Até o final da manhã as chuvas eram mais significativas na região Noroeste do estado, inclusive com incidência de descargas atmosféricas.

Na Região Metropolitana de Curitiba as chuvas começaram a ser registradas no início da tarde, inclusive com chuviscos na capital.

Até o final da manhã os maiores volumes de precipitação ocorreram nos municípios de Assis Chateaubriand, 29,2 mm, Umuarama, 56,0 mm, Guaíra, 53,0 mm e Santa Helena, 43,2 mm.

Na quarta-feira (18) as áreas de instabilidade mais intensas se afastam em direção ao Sudeste do Brasil. No Paraná ainda chove entre o leste e o norte paranaense, mas com menos força em relação aos últimos dias. Nestes setores as temperaturas pouco variam durante o dia. No oeste e sudoeste o Sol aparece e aquece um pouco mais.