Ex-zagueiro com passagens por clubes como Real Madrid, Borussia Dortmund e Schalke 04, além da seleção da Alemanha, Christoph Metzelder confessou nesta quinta-feira em uma audiência judicial ter ajudado a difundir imagens de pornografia infantil, mostrando graves abusos sexuais e estupros de crianças.

Metzelder é investigado desde 2019, tendo sido denunciado por sua ex-esposa. “Obtive imagens e capturas de tela de sites de acesso livre. Troquei fantasias extremas no chat. Nunca estive em fóruns ou na deepweb, mas minha culpa continua”, afirmou o jogador no tribunal.

O ex-jogador teria chorado ao falar sobre o que fez. “Eu conheço o sofrimento indescritível por trás de cada uma dessas fotos. Aceito a punição e peço perdão em nome de todas as vítimas de violência sexual. Eu sei que estou deixando uma ferida que pode nunca cicatrizar”, declarou. Ele também renunciou a prêmios públicos que recebeu, como a Ordem do Mérito do Estado da Renânia-Westfália.

“Ele sabe o que fez e que isso pode ser considerado um crime, ele enfrentará suas responsabilidades. Ele próprio se surpreende por ter esse tipo de vida dupla”, acrescentou o advogado, embora tenha dito à TV alemã que “obviamente não é um pedófilo”.

De acordo com a imprensa alemã, a pena em casos do tipo, quando uma confissão é feita, é de 10 a 12 meses de liberdade condicional. Novas audiências sobre o caso devem ser realizadas no próximo mês.

Metzelder chegou a ser vice-campeão da Copa do Mundo pela Alemanha em 2002. Após parar de jogar em 2014, atuou como comentarista esportivo na Sky Sport, da Alemanha, até o momento em que passou a ser investigado. Durante este período, ele criou uma fundação infantil que visava combater o abuso contra crianças.