Fabio Wosniak / site oficial do Athletico – Renato Kayzer

Assim como o Athletico abriu o primeiro turno do Brasileirão contra o Fortaleza, em agosto, o time paranaense vai abrir também o segundo turno do Brasileirão, contra o mesmo adversário. Entre as 10 partidas da 20ª rodada, a partida do Furacão é a primeira a ser disputada – às 18 horas deste sábado (7), na Arena da Baixada.

Para o Athletico, o atual momento da equipe contrasta com o momento em que o time estreava no Brasileirão. Antes de iniciar o primeiro turno, o time vinha de duas vitórias sobre o Coritiba e da conquista do título estadual. Na ocasião, estreou com vitória de 2 a 0 sobre o Fortaleza, na capital cearense. Desta vez, o Furacão está em baixa. Não vence há 11 jogos – sete pelo Brasileirão, dois pela Libertadores e dois pela Copa do Brasil – e vem de eliminação na Copa do Brasil, após a derrota para o Flamengo na quarta-feira (4). Como fruto da má fase, o time está em penúltimo lugar no Brasileirão, com 16 pontos, à frente apenas do Goiás (12 pontos).

Para piorar, não sabe que vai comandar a equipe no campo. Paulo Autuori, o treinador, cumpre a terceira e última partida de suspensão. Bernardo Franco, que dirigiu o time nas duas últimas partidas à beira do gramado, está com a seleção sub-17. O gestor técnico Paulo Miranda cumpre suspensão. A tendência é que o preparador de goleiros Felipe Faria esteja na casamata.

A formatação do time, porém, é de Autuori. Ele pode contar com os retornos de Jorginho e Renato Kayzer, que não atuaram na derrota diante do Flamengo (3 a 2), pela Copa do Brasil, na quarta-feira (4). O meia Léo Cittadini e o meia-atacante Nikão, poupados nessa partida, ainda são dúvida. Ao menos, eles foram relacionados para a partida. Se não jogarem, Christian e Carlos Eduardo serão escalados.

Embora esteja em 19º lugar, com 16 pontos, o Athletico pode até deixar a zona de rebaixamento, se vencer o Fortaleza. Também teria que contar com derrotas do Bragantino (que joga contra o Santos), Coritiba (que pega o Internacional) e Vasco (que enfrenta o Palmeiras). Os três times à frente do Furacão estão com 19 pontos.

Fortaleza

No Brasileirão, o Fortaleza está em 10º lugar, com 24 pontos. Na última rodada, o time foi derrotado em casa pelo Fluminense (1 a 0). Para este sábado, o time cearense não terá o zagueiro Roger Carvalho, expulso no último sábado. Por outro lado, Paulão cumpriu suspensão e retornas à zaga, junto com o lateral Bruno Melo.

ATHLETICO x FORTALEZA

Athletico: Santos; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Márcio Azevedo; Wellington, Erick e Leo Cittadini (Christian); Nikão (Carlos Eduardo), Renato Kayzer e Reinaldo. Técnico: Felipe Faria (interino)
Fortaleza: Felipe Alves, Tinga, Paulão, Jackson e Bruno Melo; Felipe, Ronald e Juninho; Romarinho, Yuri César e David. Técnico: Rogério Ceni
Árbitro: Roman Abatti Abel (SC)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba, sábado, às 18 horas