Em sua luta para se recuperar na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série B, o Figueirense conseguiu um importante resultado ao vencer por 1 a 0 o América-MG, neste sábado, no estádio Independência em Belo Horizonte, pela 10.ª rodada.

Em alta, o time catarinense chega aos nove pontos, com duas vitórias e três empates, em 14.º lugar e fora da zona de rebaixamento – aberto agora pelo Guarani, com oito. O América-MG continua em quinto lugar, com 17 pontos, mas fora do G-4 – a zona de acesso.

O América-MG começou melhor, marcando na frente e dando a pinta de que iria resolver o placar logo. Apesar do volume de jogo, o time não conseguia infiltrações, nem chegar em boas condições de finalização. O time mineiro insistiu nos lances aéreos, mas as bolas nunca chegaram para a conclusão de algum atacante.

A principal chance mineira aconteceu aos 28 minutos, em uma falta perto da linha da grande área. Sávio cobrou em curva, a bola ultrapassou a barreira e explodiu no travessão.

Mas o segundo tempo começou diferente, com o Figueirense saindo da defesa. Ficou em uma situação melhor aos 15 minutos, quando abriu o placar. Keké fez o trabalho de pivô, recuou para o chute de chapa e bem colocado de Dudu, que tinha acabado de entrar no lugar de Everton.

A partir daí, o time mineiro se perdeu em campo, enquanto o técnico Lisca gesticulava e gritava no banco de reservas. De uma só vez ele promoveu quatro trocas. Mas, nesta altura, o Figueirense já tinha recuado e armado o seu sistema defensivo.

A marcação da equipe catarinense funcionou bem, tanto que restou ao América-MG arriscar chutes de longe ou insistir nos cruzamentos pelo alto. Não deu certo. O Figueirense comemorou a sua primeira vitória sob comando do técnico Elano Blumer.

Pela 11.ª rodada, o América-MG vai enfrentar a Chapecoense na próxima sexta-feira, em Santa Catarina. Antes, porém, nesta terça, vai receber a Ponte Preta pelo jogo de volta da quarta fase da Copa do Brasil. Na ida, em Campinas (SP), houve empate por 2 a 2. Quem vencer avança às oitavas.

O Figueirense segue focado na Série B e vai enfrentar o Guarani, no próximo sábado, às 11 horas, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP).

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-MG 0 x 1 FIGUEIRENSE

AMÉRICA-MG – Matheus Cavichioli; Daniel Borges, Anderson, Joseph e Sávio; Sabino, Rickson (Juninho) e Marcelo Toscano (Vitão); Calyson (Neto Berola), Felipe Azevedo (Alê) e Rodolfo (Ademir). Técnico: Lisca.

FIGUEIRENSE – Rodolfo Castro; Lucas Carvalho (Paulo Ricardo), Alemão, Pereira e Sanchez; Matheus Neris (Victor Oliveira), Patrick, Everton (Dudu) e Marquinho (Everton Santos); Diego Gonçalves (Gabriel Lima) e Keké. Técnico: Elano Blumer.

GOL – Dudu aos 15 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Sávio e Ademir (América-MG); Matheus Neris, Alemão, Marquinho e Pereira (Figueirense).

ÁRBITRO – Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN).

RENDA E PÚBLICO – Jogo com portões fechados.

LOCAL – Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).