Reprodução/SMCS – Estudantes do ensino remoto assistem a vídeo aulas

A partir de segunda-feira (27), todos os estudantes que estavam no formato híbrido (grupos A e B se alternando semanalmente nas unidades) podem ir todos os dias para a unidade escolar da rede municipal de Curitiba.

A rede municipal de ensino tem 185 escolas e 230 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Setenta por cento das famílias optaram pelo presencial e os outros 30% ficarão no remoto, com videoaulas da TV Escola Curitiba e os kits pedagógicos.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, reforçou aos estudantes a importância de continuar respeitando os protocolos sanitários. “Não abraçar na hora de cumprimentar, respeitar o distanciamento, usar sempre a máscara, lavar as mãos, usar álcool gel, tudo isso continua sendo fundamental e precisamos da colaboração de todos”, reforçou Maria Sílvia.

A secretária frisa que quem decidir trocar de formato precisa comunicar a direção da unidade onde a criança está matriculada.

“A mudança de formato é possível. Queremos que todos se sintam seguros e preferencialmente frequentem as unidades. Lugar de criança é na escola”, destacou Maria Sílvia.

A decisão de retomar o formato 100% presencial levou em conta os resultados do monitoramento feito nas unidades desde o retorno às aulas no formato híbrido, no início de agosto.

Ao longo desse período, foram avaliados o cumprimento efetivo dos protocolos sanitários e o baixo número de casos confirmados da covid-19 entre profissionais, crianças e estudantes.

As unidades receberam os equipamentos e cuidados necessários para um retorno seguro. Foram entregues máscaras, face shields, totens de álcool em gel, tapetes sanitizantes e aventais. A sanitização também é feita perioódicamente.