Fábio Dias

O primeiro semestre registrou uma redução de 20% no índice de homicídios dolosos em todo o Paraná, se comparado com o mesmo período de 2018, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira (7) pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp-PR). Assim como o Paraná, que Curitiba acompanhou a tendência de queda do Estado e registrou 20,5% menos casos. De janeiro a junho de 2019 foram 120 homicídios, contra 151 no mesmo período do ano anterior. O mais interessante é que 36 dos 75 bairros da capital não registraram nenhum homicídio nos primeiros seis meses deste ano.

Os bairros que zeraram o índice estão distribuídos por toda a cidade. Entre eles estão Abranches, Ahú, Batel, São João, Boa Vista, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim Botânico, Mercês, Santa Felicidade, Tingui (veja na lista completa). O Centro da Capital tambémnão registrou nenhuma ocorrência de homicídio doloso, bem diferente do ano anterior, quando houve oito episódios. O bairro campeão de homicídios foi a Cidade Industrial, com 11 mortes, mas mesmo assim, o número foi bem menor que o registrado no ano passado, quando chegou a 29. O segundo lugar no ranking de mortes é dividido entre Sítio Cercado e o Tatuquara, com nove mortes cada um.

Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a queda nos índices de criminalidade é resultado de um conjunto de esforços. “Estamos trabalhando para combater o crime em todas as suas modalidades. O trabalho de inteligência, integração e planejamento de ações é constante para fornecer maior segurança para todos os paranaenses. E isso se reflete nas estatísticas de homicídio, furto e roubo”, afirma. Marinho atribuiu a diminuição dos números à integração entre as forças policiais, ao patrulhamento preventivo e ostensivo, e às investigações mais ágeis da polícia judiciária, que prendem criminosos e acabam por inibir novos crimes.

Mapa
Veja o número de homicídios dolosos por bairros. Em negrito, os 36 bairros que não tiveram nenhum homicídio no primeiro semestre

Abranches

0

Agua Verde

1

Ahu

0

Alto Boqueirão

11

Alto da Glória

1

Alto da XV

1

Atuba

1

Augusta

0

Bacacheri

0

Bairro Alto

1

Barreirinha

1

Batel

0

Bigorilho

1

Boa Vista

0

Bom Retiro

1

Boqueirão

4

Butiatuvinha

0

Cabral

0

Cachoeira

1

Cajuru

10

Campina do Siqueira

0

Campo Comprido

1

Campo de Santana

1

Capão da Imbuia

0

Capão Raso

3

Cascatinha

0

Caximba

2

Centro

0

Centro Cívico

0

Cidade Industrial

16

Cristo Rei

1

Fanny

1

Fazendinha

1

Ganchinho

0

Guabirotuba

0

Guaíra

2

Hauer

2

Hugo Lange

0

Jardim Botânico

0

Jardim das Américas

0

Jardim Social

0

Juvevê

0

Lamenha Pequena

0

Lindoia

0

Mercês

0

Mossunguê

0

Novo Mundo

4

Orlans

1

Parolin

2

Pilarzinho

1

Pinheirinho

6

Portão

1

Prado Velho

4

Rebouças

3

Riviera

0

Santa Cândida

3

Santa Felicidade

0

Santa Quitéria

1

Santo Inácio

0

São Braz

0

São Francisco

2

São João

0

São Lourenço

0

São Miguel

1

Seminário

0

Sítio Cercado

9

Taboão

0

Tarumã

1

Tatuquara

9

Tingui

0

Uberaba

5

Umbará

1

Vila Izabel

0

Vista Alegre

0

Xaxim

3

Entre os municípios com maior redução estão quatro da RMC

Os municípios do Paraná com maiores reduções de homicídios dolosos, segundo dados da Sesp, foram: Pontal do Paraná, Lapa, Altônia e Santo Antônio da Platina (87,5%)., Rio Branco do Sul (83,3%), Campo Magro ( 75%), Fazenda Rio Grande (68,7%).

Em 52% das cidades (211 dos 399 municípios paranaenses) não houve registro deste tipo de crime, e em 124 (31%) foram apenas uma ou duas ocorrências registradas. Em relação aos números do ano passado, foram 205 homicídios a menos no Estado, conforme

Estudos técnicos comprovam que a certeza da descoberta do crime e da punição impacta diretamente na redução de índices da criminalidade e isso vem acontecendo no Paraná. “O aumento na efetividade dos trabalhos investigativos feitos pela Polícia Civil vem contribuindo diretamente para a redução de crimes de homicídios, roubos e furtos no Estado”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach.

Outros dados da pesquisa

– Das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) do Estado, 16 registraram queda nos índices em 2019
– Em quatro houve redução igual ou superior a 50%. São elas: União da Vitória (-50%), São Mateus do Sul (-55,5%), Jacarezinho (-58%) e Cornélio Procópio (-70%).
– A redução mais expressiva em todo o Estado foi na 21ª Área Integrada de Segurança Pública de Cornélio Procópio, que abrange 20 municípios, diminuiu o número de homicídios em 70% (foram 20 ocorrências de janeiro a junho de 2018, contra 6 no período de 2019).
– Em números absolutos, a maior diminuição foi na 2ª AISP de São José dos Pinhais, que corresponde aos 22 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Foram 42 homicídios a menos (foram 213 no ano passado e 171 em 2019).