Reprodução de vídeo – Ato nas ruas da Vila Torres

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Paraná promoveu nesta quarta-feira (1º) um ato em defesa dos direitos sociais, da aposentadoria e de mais postos de trabalho. No ato, sindicalistas e participantes de movimentos sociais condenaram a proposta de reforma da Previdência, gritaram “Fora Bolsonaro e exaltaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ato começou às 8 horas e teve apoio de centrais sindicais e movimentos populares. O ex-deputado federal Doutor Rosinha (PT)) esteve presente. “Vamos à luta e vamos à vitória”, disse ele. No ato, em frente ao teatro do Paiol, em Curitiba, os manifestantes saíram em defesa das aposentadorias. “A Reforma Trabalhista foi um duro ataque e agora temos a Reforma da Previdência em nossa frente que significará um Brasil de miséria no futuro. Vamos lutar contra tudo isso e defender os interesses da classe trabalhadora”, havia dito a presidente da CUT Paraná, Regina Cruz, antes do evento. “Tememos que as pessoas morram antes de se aposentar”, declarou ela, nesta quarta.

Em cima de um carro de som, Regina Cruz ainda condenou o presidente Jair Bolsonaro por ter, segundo ela, feito apologia ao turismo sexual no Brasil. Manifestantes chamaram o presidente de “fascista” e gritaram: “Fora Bolsonaro”. Ainda pediram a liberdade do ex-presidente Lula e exaltaram a luta da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada em março de 2018. Depois, os manifestantes percorreram as ruas da Vila Torres. 

Sindicalistas ainda marcaram uma reunião para o dia 6 de maio, na sede do Sismaqq (Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba), a partir de 18h30.