Publicidade
Paraná e Santa Catarina

Em Curitiba, general Tomás assume comando da 5ª Divisão do Exército

Em Curitiba, general Tomás assume comando da 5ª Divisão do Exército
(Foto: Henry Milleo)

A 5.ª Divisão do Exército tem um novo comandante. Em cerimônia acompanhada pelo prefeito em exercício e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, na manhã desta terça-feira (13/11), em Curitiba, o general de Divisão Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva assumiu o comando em substituição do general de Brigada Ricardo Miranda Aversa.

Pimentel destacou a importância do posto assumido pelo general Ribeiro Paiva e desejou sorte ao comandante. “Curitiba está de portas abertas para o general e tem a honra de ser a sede da 5.ª Divisão do Exército brasileiro. A experiência e o conhecimento do novo comandante serão de extrema valia para toda a região e para a tropa, que conta com cerca de 15 mil militares. Que ele tenha muita sorte nessa nova missão”, disse Pimentel.

Instalada no bairro do Pinheirinho, a 5.ª Divisão do Exército abrange os estados do Paraná e de Santa Catarina. O novo comandante é paulistano e tem no currículo o comando da Força de Pacificação dos Complexos do Alemão e da Penha, na cidade do Rio de Janeiro, o comando da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), a chefia do Gabinete do Comando do Exército, em Brasília.

General Ribeiro Paiva também foi ajudante de ordens do presidente da República, assessor militar do Brasil no exterior, comandante do Batalhão da Guarda Presidencial e da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP).

Na avaliação de Ribeiro Paiva, além de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo general Aversa, é preciso fortalecer a segurança da faixa de fronteira. Ele revelou ainda que atuar na Região Sul era um dos seus objetivos profissionais. “Para mim é uma honra comandar a poderosa 5.ª Divisão do Exército. Paraná e Santa Catarina são estados prósperos e muito importantes para o Brasil”, apontou o novo comandante.

Participaram da cerimônia o comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, a governadora do Paraná, Cida Borghetti, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), desembargador federal Thompson Flores, e o juiz federal e futuro ministro da Justiça Sérgio Moro.

DESTAQUES DOS EDITORES