Reprodução/Facebook/sigmucsindicato – Sindicato lamenta a morte de guarda municipal

Curitiba registrou mais uma morte na Guarda Municipal por causa da Covid-19. O Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba (Sigmuc) informou nessa sexta-feira (dia 9) o falecimento de Luiz Claudio Valadão Vargas, 52 anos.

“É com imenso pesar que a categoria recebeu a notícia do falecimento do GM Luiz Claudio Valadão Vargas, lotado no Núcleo Regional do Boa Vista. Respeitado por todos os colegas, foi um grande profissional e ser humano. Sua falta já está sendo sentida por todos nós. Vargas, tinha 52 anos, da 17ª Turma de Guardas Municipais, foi mais uma vítima fatal da COVID-19, que vem assolando os profissionais da Segurança Pública que estão atuando na linha de frente. A diretoria do SIGMUC, manifesta seus mais sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos. Que Deus conforte nossos corações neste difícil momento”, publicou o Sigmuc, no Facebook.

Segundo dados do Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba (Sigmuc) e da Federação Nacional de Sindicatos de Guardas Municipais (Fenaguardas), desde o início da pandemia cerca de 500 guardas que atuam na capital paranaense tiveram de ser, em algum momento, afastados do trabalho por terem testado positivo para o novo coronavírus. Considerando que o efetivo da corporação no município é de 1.578, temos um cenário no qual praticamente um em cada três agentes contraiu a doença pandêmica. Já foram registradas cinco mortes por Covid-19 entre os guardas municipais de Curitiba. 

A informação oficial do município, porém, é de quatro óbitos de guardas municipais da ativa – a quinta morte contabilizada pelo sindicato é a de Odgar Nunes Cardoso, que segundo a Secretaria Municipal de Defesa Social já havia se aposentado como guarda e faleceu enquanto atuava como superintendente da Defesa Social, um cargo comissionado.