Reprodução

Na última semana,  a equipe Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), devolveu à natureza uma gaivota (Larus dominicanus), um atobá (Sula leucogaster) e duas fragatas (Fregata magnificens), após tratamento no Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Fauna Marinha (CRED) da UFPR.

Nestes dois primeiros meses, o laboratório reabilitou e devolveu à natureza 15 aves marinhas, entre elas, seis gaivotas (Larus dominicanus), cinco fragatas (Fregata magnificens), dois atobás (Sula leucogaster) e dois bobos-pequenos (Puffinus puffinus).

Segundo a médica veterinária, Carolina Jorge, “a soltura é um dos momentos mais gratificantes aos profissionais que atuam com fauna marinha, pois nos permite colaborar com o meio ambiente e reforça o resultado do nosso trabalho”.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O LEC UFPR é responsável por monitorar e avaliar os encalhes no Trecho 6, compreendido entre os municípios de Guaratuba, Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba (PR).